O Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) emitiu um alerta amarelo para baixa umidade relativa do ar em Uberaba até o fim da tarde desta terça-feira (6). A umidade pode variar, atingindo entre 30% e 20%. Outras 300 cidades de Minas Gerais também estão em alerta.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando a umidade relativa do ar está abaixo de 30%, a situação é considerada preocupante e acarreta risco à saúde. Com o tempo seco, os problemas de desidratação, oftalmológicos, respiratórios e cardiovasculares são intensificados. Pessoas com tendência a contrair câncer de pele também devem redobrar os cuidados.
O alerta também foi emitido no início da semana pela climatologista Wanda Prata. "Esta semana estamos sob o domínio de um vórtice ciclônico de altos níveis, que resseca e aquece o ar à tarde. Como não há cobertura de nuvens, as madrugadas são frias e continuaremos com temperaturas de 15°C, 16°C ao longo da semana. À tarde, mais aquecida, a umidade será muito baixa, ficando próxima dos 30% e talvez até abaixo disso", explica.
Com a baixa umidade, também há risco de incêndios florestais e impactos à saúde.