(Foto/Divulgação)
Balanço do Governo Federal aponta que Uberaba iniciou o ano de 2025 com 323 bolsas de Pesquisa e Formação do Bolsas de Pesquisa e Formação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As bolsas foram disponibilizadas para diversas instituições do município.
Do total de bolsas disponibilizadas em Uberaba, 58,20% foram ocupadas por mulheres. O CNPq é considerado uma das instituições mais sólidas na área de investigação científica e tecnológica entre os países em desenvolvimento, seu objetivo principal.
O CNPq concede bolsas para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação profissional, tanto no Brasil como no exterior.
Além de promover a formação de recursos humanos em áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional, o CNPq aporta recursos financeiros para a implementação de projetos, programas e redes de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), diretamente ou em parceria com os Estados da Federação.
O CNPq investe, ainda, em ações de divulgação científica e tecnológica com apoio financeiro à editoração e publicação de periódicos, à promoção de eventos científicos e à participação de estudantes e pesquisadores nos principais congressos e eventos nacionais e internacionais na área de ciência e tecnologia.
Neste ano também estão disponibilizados, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), 11 projetos de inovação e desenvolvimento científico e tecnológico beneficiados com recursos reembolsáveis, no total de R$ 184,58 milhões.
O FNDCT, criado em 1969, é um fundo de natureza contábil e financeira que tem como objetivo financiar a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico, com vistas a promover o desenvolvimento econômico e social do País.