Exemplo de carro abandonado (Foto/Ilustrativa)
Entre as causas de transtornos aos moradores e motoristas, de janeiro a março de 2023 já foram vistoriados e notificados 32 veículos em situação de abandono nas ruas de Uberaba. Destes, quatro já foram retirados por seus responsáveis e 21 proprietários foram autuados. Este é um levantamento feito pelo Departamento de Posturas da Prefeitura de Uberaba.
Além do transtorno nas vias públicas por ocupar espaços destinados ao trânsito local ou até mesmo em frente a residências e comércios, os carros abandonados atrapalham a circulação de pedestres e a entrada e saída de veículos de suas garagens e estacionamentos.
Segundo informações do Departamento, o carro abandonado é caracterizado não só pelo tempo que está estacionado, mas pelas suas condições físicas, considerando pneus furados ou sem rodas, vidros quebrados, veículos amassados e/ou batidos, e estacionados de forma permanente e em locais irregulares.
O Departamento de Posturas informa que identifica o proprietário pela placa do veículo, o notifica e concede prazo máximo de 30 dias para que seja feita a retirada do bem. Se não retirado, este proprietário é autuado, sendo publicado no Porta-Voz o abandono do veículo. Posteriormente, se o veículo não for retirado em 10 dias, será apreendido e removido com apoio da Guarda Civil Municipal."Nenhum veículo foi retirado pela Prefeitura este ano, estando os proprietários dentro dos prazos dos trâmites já informados", informou o Departamento. As denúncias podem ser realizadas pelo Todos por Uberaba (0800 940 0101) ou pelo Departamento de Posturas, nos telefones 3331-2312 e 3331-2313.