SUSTENTABILIDADE

Uberaba na Agenda 2030 da ONU é tema da Conferência de Revisão do PDI

Publicado em 22/08/2023 às 20:47
Compartilhar

Continuam abertas as inscrições para os interessados em participar da Conferência de Revisão do Plano Diretor Integrado de Uberaba e apresentar propostas à legislação que está sendo atualizada. O evento acontece na quinta (24) e sexta-feira (25), no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (CETA), no Parque das Barrigudas (Univerdecidade), das 8h30 às 17h, no primeiro dia, e das 8h às 18h, no último dia.

O Plano Diretor além de ser Integrado, está baseado na Agenda 2030 da ONU, com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Aliás, esse é o tema da palestra da coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, que acontece no dia 24, às 10h30, após a abertura da Conferência. Durante o evento, a prefeita Elisa Araújo vai formalizar e institucionalizar a adesão ao Programa, que estabelece as ações locais rumo às metas da Agenda 2030, renovando a carta-compromisso assinada em abril passado.

No mesmo dia, a partir das 14h, a equipe da Secretaria de Planejamento (Seplan) apresentará o diagnóstico geral da primeira fase do RPDI, com resultados de questionários preenchidos por mais de 2 mil cidadãos, de forma eletrônica. Entre 15h30 e 17h, está programada roda debates entre especialistas acerca de temas como Patrimônio, Mobilidade Urbana, Saneamento e Plano de Arborização. 

No dia 25, a partir das 8h, serão formados sete Grupos Técnicos (GTs) com os participantes para discutir Meio Ambiente, Água Potável e Saneamento, Sustentabilidade no Campo, Justiça Social, Inovação e Desenvolvimento Sustentável, Mobilidade Urbana, e Cidades e Comunidades Sustentáveis. Serão apresentadas as propostas feitas pela comunidade a serem incluídas na Revisão do PDI, das 14h às 17h.

O “Contexto do Geoparque na Revisão do Plano Diretor” será o tema da presidente da Associação Geoparque Uberaba, Paula Cusinato, a partir das 17h. Às 17h30, o colaborador Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit  GmbH (GIZ), Daniel Wagner, tratará da Importância das ODS para a RPDI. 

Trata-se da agência alemã de cooperação técnica com o Brasil, que está avaliando projeto da PMU de readequação e revitalização da região central da cidade. São 12 municípios brasileiros classificados que disputarão seis vagas para integrar o projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS), e que irão receber possíveis fontes de financiamento internacional. 
Qualquer cidadão poderá ser inscrever pelo site da Prefeitura - www.uberaba.mg.gov.br,  preenchendo o cadastro clicando no banner da Conferência ou pelo link: https://forms.gle/5Mvef5hQXusPGHqi7 ou pessoalmente durante o evento. 

A Conferência será encerrada com evento cultural e gastronômico, a partir das 18h, no Parque das Barrigudas, com apresentações musicais de artistas da Fundação Cultural  e presença de food trucks no local. 
A expectativa da Seplan é apresentar em audiência pública, no final deste ano, o Projeto de Lei (PL) com as mudanças na Lei nº 359/2006, que institui o Plano Diretor, e normas complementares. Posteriormente, o PL será enviado à Câmara Municipal de Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por