Encontro reuniu técnicos de 27 municípios para preparar a rede de saúde para o período sazonal de 2025/2026.
(Foto/Divulgação)
Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde participaram, na quinta e sexta-feira, da Jornada Mineira das Arboviroses, realizada no anfiteatro da ABCZ. O seminário discutiu estratégias de preparação para o período de maior circulação de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e outras espécies.
Promovido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o encontro reuniu gestores, profissionais e equipes técnicas dos 27 municípios do Triângulo Sul. O objetivo foi fortalecer o planejamento conjunto, integrar serviços e alinhar protocolos para prevenção, vigilância e assistência durante o período sazonal das arboviroses 2025/2026.
O primeiro dia abordou o cenário epidemiológico estadual e macrorregional, planos de contingência municipais, vigilância epidemiológica, fluxo de medicamentos, critérios de uso do UBV (Fumacê) e organização da rede assistencial. Comunicação e mobilização social também estiveram em pauta.
Voltado para médicos e enfermeiros, o segundo dia tratou da classificação, diagnóstico e manejo clínico de doenças como dengue, zika, chikungunya, febre amarela e febre oropouche.
A diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Oliveira, destacou a relevância do encontro, afirmando que se trata de um momento estratégico para o fortalecimento das ações preventivas durante o período sazonal.
O seminário foi conduzido por equipes da Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses e Controle Vetorial, da Força Estadual da SES-MG, e pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba.