(Foto/Agência Brasil)
A Prefeitura de Uberaba, em ação conjunta com as Secretarias de Saúde (SMS) e Educação (Semed), pede que a população dedique dez minutos por semana no combate à dengue. Medidas simples, mas que fazem a diferença na segurança das famílias, estão contidas num check-list desenvolvido pela Semed, para interação entre os alunos e a família.
O check-list também está disponível na página/site https://portal.uberaba.mg.gov.br/dengue/, garantindo o acesso de todos no combate ao mosquito Aedes aegypti.
Na página também é possível checar os dados de prevenção, a programação de limpeza e disque-dengue, cuidado pessoal e com a família, os principais sintomas ligados à dengue, zika e chikungunya e, ainda, o boletim epidemiológico com cenário de casos prováveis, confirmados em 2024, e os registros de 2023.
Para garantir a saúde de toda a comunidade, é preciso apenas 10 minutos por semana vistoriando, na residência, locais que acumulam água, eliminando os focos do mosquito. Isto porque o ciclo de vida do Aedes leva de 7 a 10 dias. Com essa rotina, os ovos do inseto são impedidos de se transformar em mosquito, capaz de transmitir os vírus da dengue, zika e chikungunya. O acúmulo de água parada contribui para a proliferação do mosquito e, consequentemente, maior disseminação da doença.
Outras ações também são importantes e a população deve estar atenta:
* Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
* Deixar as lixeiras bem tampadas.
* Colocar areia nos pratos de plantas.
* Recolher e acondicionar o lixo do quintal.
* Limpar as calhas.
* Cobrir piscinas.
* Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
* Limpar a bandeja externa da geladeira.
* Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.
* Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
* Cobrir bem a cisterna.
* Cobrir bem todos os reservatórios de água.