AGRONEGÓCIO

Uberaba pode chegar a 90 mil hectares de lavouras de soja na próxima safra

Publicado em 31/08/2023 às 15:25
Compartilhar

De acordo com estimativa divulgada pelo Conselho de Previsão de Safra de Uberaba, nesta semana, o Município deverá plantar na safra agrícola 2023/2024, 90 mil hectares de soja. Se confirmado, o número implicará num aumento de 5,8% da área plantada.

A reunião dos conselheiros aconteceu na quarta-feira (30), na sede da Secretaria do Agronegócio (Sagri), no Centro Administrativo. Participaram dos trabalhos representantes da própria Pasta, Emater, Certrim e Embrapa.
Num primeiro momento, os integrantes do Conselho apresentaram os números finais da safrinha 2023 em Uberaba. O milho safrinha, com 100% da lavoura colhida, teve área plantada de 20.100 hectares e produtividade de 6.500 quilos por hectare. 

Já o sorgo, superou expectativas e chegou a 51.300 hectares de lavouras no Município. Em comparação aos 30 mil hectares, plantados em igual período do ano passado, o número representa um crescimento de 72%. Ainda resta colher entre 20 e 25% das plantações. Já o trigo cerrado, com 95% do plantio colhido, registrou área plantada de 6.300 hectares do grão em sequeiro e 2.100 hectares, no caso do irrigado.

Os números do sorgo, informou o secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, colocam Uberaba como maior produtor brasileiro do cereal. Segundo ele, o Município sempre teve área significativa do alimento, sendo que o aumento, de mais de 70%, deveu-se a opção dos produtores diante da sua resistência à falta de chuvas, uma vez que o plantio foi um pouco tardio. Prova é, disse Agnaldo, que tem gente que ainda não colheu a lavoura de sorgo e nem deverá colher.

Quanto ao trigo, ressaltou o titular da Sagri que ele tem sido uma grata surpresa nos últimos anos em Uberaba. “A área plantada deste ano implica em ligeiro crescimento em relação à área de 2022, com 500 hectares a mais, além de confirmar a excelência do nosso grão. Com trabalho científico desenvolvido pelo polo regional da Embrapa, o trigo cerrado de Uberaba garante aos produtores venda antecipada (já no plantio) pela qualidade do grão”, salienta.

Ainda na reunião, os conselheiros fizeram as primeiras previsões para a safra de verão 2023/2024. O milho, apontaram, deverá ter redução de área de 24.500 (última safra), para 20 mil hectares em 2024. Já em relação à soja, a estimativa é alvissareira, com o Município devendo romper a casa dos 90 mil hectares de lavouras com soja. 

Em comparação aos 85.100 hectares plantados neste ano, o número previsto traduzirá num crescimento de 5,8% com o grão na próxima safra de verão. Hoje, segundo dados do IBGE, Uberaba é o quarto maior produtor de soja em Minas.
O extensionista da Emater Tomaz Antônio Chiatti disse que a estimativa reflete o atual momento, onde o milho tem queda de preço no mercado, além de ser uma lavoura que exige significativos tratos culturais. 

“Com isto, alguns produtores de milho deverão migrar para a soja (R$135,00 a saca hoje), assim como o grão irá atrair gente das lavouras de cana diante da necessária rotação de cultura”, avaliou Chiatti, reforçando que os números são uma previsão, que pode ou não se confirmar.

Na lavoura de cana-de-açúcar, com cerca de 50% da área colhida, Uberaba segue como maior produtor nacional. São 115 mil hectares de área plantada e 15 mil em formação. Os conselheiros preferiram não antecipar números, mas há quem fale em aumento da área plantada da safra 2024 da cana no Município.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por