
Uberaba se prepara para um marco histórico na valorização da cultura preta e da arte periférica. No dia 20 de novembro, feriado da Consciência Negra, será realizado o 1º Festival Palmares, no Quintal do Didi, reunindo música, dança, poesia, artes visuais e manifestações tradicionais que exaltam as raízes afro-brasileiras.
O evento, que acontece das 14h às 23h, promete transformar o espaço em um grande encontro de celebração, resistência e identidade. Entre as atrações confirmadas estão apresentações musicais, batalha de rima, pintura ao vivo, grafite, performances de dança, Congada, Capoeira, além de intervenções poéticas e artísticas variadas. O festival também terá venda de churrasco no local e cooler liberado até as 16h.
O Festival Palmares integra a programação de ações voltadas ao mês da Consciência Negra promovidas em Uberaba, que também inclui rodas de conversa e debates sobre temas relacionados à identidade, organização política e formação profissional. Nesta segunda-feira (17), às 19h, acontece debate sobre “Organização Política”, em encontro ocorrido na sala 105 do Centro Educacional, na UFTM. Encerrando a programação educativa, no dia 24 de novembro, às 19h, acontece a roda de conversa “A importância da questão racial para a formação profissional”, no Anfiteatro do Ambulatório de Especialidades.
O 1º Festival Palmares surge como um evento simbólico e necessário, fortalecendo o protagonismo negro, reconhecendo a potência da periferia e reforçando a luta contra o racismo estrutural. A organização afirma que a iniciativa veio para ficar e deve entrar para o calendário anual de Uberaba.
Os ingressos do 1º lote promocional custam R$ 50 e estarão disponíveis até esta quarta (19). O pagamento pode ser feito via Pix (chave: 00557727146), sendo necessário enviar o comprovante para o número (34) 9 9966-4098, com Alexandre Aragão. Para mais informações, o público pode acompanhar o Instagram oficial da Frente de Combate ao Racismo (FCR), em Uberaba.