ARCANJO 12

Uberaba recebe novo helicóptero para salvamentos pelo Samu e Bombeiros

Publicado em 24/06/2024 às 20:16Atualizado em 25/06/2024 às 07:51
Compartilhar

Prefeita Elisa Araújo esteve na pista de pouso da 4ª Cia Especial de Operações Aéreas dos Bombeiros na Univerdecidade para recepcionar a chegada do novo equipamento (Foto/Divulgação)

Uberaba recebeu nessa segunda-feira (24) o primeiro dos cinco novos helicópteros adquiridos pelo Estado de Minas Gerais que serão utilizados pelo Suporte Aéreo Avançado de Vida (Saav).

A prefeita Elisa Araújo foi até a pista de pouso da 4ª Companhia Especial de Operações Aéreas (4ªCeoa) do Corpo de Bombeiros, na Univerdecidade, para recepcionar o helicóptero Arcanjo 12. Ela destacou que essa é a primeira das aeronaves, resultado de investimentos do governo do Estado e o Ministério Público para melhorar a assistência aeromédica em toda Minas Gerais. “A cidade já contava com uma aeronave que foi registrada no Município, em 2021, e agora chega essa nova para aumentar a estrutura de atendimento à saúde da população”, destacou.

O serviço foi criado por meio da parceria estabelecida desde 2012, envolvendo o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Estado de Saúde e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com o comandante da 4ª Companhia, major José Vital Duarte Júnior, que veio pilotando o helicóptero de Belo Horizonte até Uberaba, essa aeronave é dotada de equipamentos de atendimento multimissão, capaz de cumprir diversas tarefas dentro do escopo do Saav, tais como: atendimento pré-hospitalar; atendimento inter-hospitalar; salvamentos de pessoa em locais de difícil acesso; transporte de tecidos e órgãos humanos, bem como equipes de saúde envolvidas na captação de órgãos, e apoio à força estadual de saúde.

O helicóptero também é equipado com guincho e gancho de salvamento. Além disso, a aeronave é preparada para oferecer o suporte avançado de vida, tendo todos os equipamentos médicos que a transforma em uma UTI aérea.

O diferencial do Arcanjo 12 em relação ao Arcanjo 06, segundo ele, é uma cabine maior, que permite levar piloto, copiloto, médico, enfermeiro, dois operadores aerotáticos e um paciente. Tem capacidade para transporte de até oito ocupantes.

De acordo com o comandante José Vital, Uberaba foi a primeira cidade a receber o helicóptero porque os pilotos foram para fora receber treinamento e os tripulantes foram treinados em Goiás para operar o equipamento que já estava funcionando em Uberaba. “A decisão do comando foi baseada em tudo o que foi trabalhado anteriormente, levando a cidade a ser a primeira das bases a operar esse aparelho”, afirmou.

A equipe de Uberaba receberá treinamento nos próximos 15 dias, ministrado pelo coronel Carlos Alberto Cardoso Faleiro, do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, que há 14 anos opera esse modelo de aeronave.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por