Resultado final divulgado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) aponta que o município elevou a nota de 10,75 para 11
Resultado final divulgado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG) aponta que o município elevou a nota de 10,75 para 11 na pontuação do ICMS Cultural 2011. Após queda do índice para 9,5 ano passado, números mostram retomada do patamar no ICMS Cultural.
A coordenadora técnica do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico de Uberaba (Comphau), Juliana Almeida, afirma que a recuperação foi possível porque, além de cumprir os trabalhos convencionais e o planejamento básico apresentado do Iepha, houve atuação forte na educação patrimonial. Segundo ela, as palestras e campanhas informativas realizadas com proprietários de imóveis históricos contaram pontos no relatório do ICMS Cultural.
De acordo com a arquiteta, projeto para identificação dos bens tombados e inventariados também foi outra vantagem. Levantamentos já estavam disponíveis no site da Prefeitura e agora o conselho prepara lançamento da segunda etapa no dia 21 de setembro. O trabalho consiste na instalação de placas informativas com o nome, época e breve histórico dos imóveis. O primeiro a receber a identificação será o Paço Municipal.
Já empenhada no processo para o ICMS Cultural 2012, Juliana explica que os trabalhos realizados este ano terão ainda mais impacto na próxima avaliação e a expectativa é elevar mais o índice. Outro ponto que somará na nota seguinte é o tombamento do Sanatório Espírita. Imóvel já era inventariado, mas agora houve aval por escrito dos proprietários para o reconhecimento como patrimônio oficial.