No primeiro quadrimestre de 2023, Uberaba registrou 414 acidentes de trânsito. Destes, quatro vítimas vieram a óbito, enquanto as outras precisaram de atendimento hospitalar. Os dados foram passados pelo major PM Vagner Moraes, durante entrevista à Rádio JM. Segundo o major, a avenida Leopoldino de Oliveira é a localidade recorde em acidentes na cidade, com 74 ocorrências.
Em números absolutos, significa que Uberaba tem, atualmente, uma média de 12 acidentes de trânsito por dia, ou um acidente a cada duas horas, de acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais.
Conforme Moraes, os números de mortes no trânsito referem-se somente ao perímetro urbano de Uberaba, no período de janeiro a abril. Explica ainda que a força de segurança busca superar as limitações em efetivo e logística para garantir a segurança de motoristas e pedestres.
“A polícia, quando se depara com essa situação, toma as providências, porém, nós precisamos saber das limitações que o Estado tem em efetivo e logística. Então, a gente faz o melhor que se pode, na condição que se tem, até que se tenha melhores condições de fazer melhor. A PM tem desenvolvido operações preventivas. Quando veem uma viatura parada em determinado setor de circulação, é justamente para inibir. Ter o fator de dissuadir a pessoa à conduta irregular”, analisa Vagner.
Ainda segundo o major, entre os locais em que mais se registram acidentes estão as avenidas Leopoldino de Oliveira, Santos Dumont, Deputado José Marcus Cherém, Guilherme Ferreira, Dona Maria de Santana Borges e Edilson Lamartine Mendes.
“É um fator interveniente. Nos levantamentos que nós temos, a condição da via aparece em oitava ou nona colocação em causa de acidente. Ou seja, pense bem, em uma via mal conservada, mesmo assim as pessoas correm. E se pegarmos aqui dentro de Uberaba, quais são as principais vias que temos acidentes em Uberaba? São as melhores. Não são as vias esburacadas. Nós precisamos mudar o perfil das pessoas para elas se sensibilizarem”, complementa o policial.
Segundo o major, os motoristas sentem segurança para “abusar” da velocidade nas vias largas e extensas. “É necessário planejamento porque as pessoas pensam de uma forma isolada. ‘Eu estou atrasado, vou acelerar para chegar mais rápido’, porém outra pessoa hoje também está atrasada e vai acelerar para chegar mais rápido e nós vamos nos encontrar no acidente. Então, antes do acidente, existem os incidentes”, analisa.