(Foto/Reprodução)
Uberaba está preparada para enfrentar o período mais crítico de proliferação do Aedes aegypti, principal vetor de dengue, zika e chikungunya, e já antecipou a contratação de veículos do fumacê. A revelação foi feita por Matheus Assumpção, diretor de Vigilância em Saúde, durante entrevista no programa Pingo do J.
"A Prefeitura fez o planejamento, se preparou para esse período. A gente realizou a contratação de UBV próprio (veículo de dissipação do fumacê) porque é uma demanda que sempre surge", expôs Matheus.
Ele lembrou que, para a utilização dos veículos fumacê, é necessário obedecer aos parâmetros do Estado, mas que, com a contratação desse mecanismo adiantada, não será necessário depender dos veículos enviados pelo governo mineiro.
"Um município como Uberaba não pode ficar aguardando, até pela proporção da nossa população. Nós recebemos também pacientes das cidades da macrorregião e não podemos depender da disponibilidade de veículos de outro órgão, no caso, o Estado de Minas Gerais", posiciona.
Por fim, Matheus lembrou que esse é um período delicado visto que o clima fica favorável para a reprodução do mosquito. "Estamos em um período mais crítico, vamos dizer assim, porque é muito sazonal, depende muito do tempo, depende muito do clima, e nós passamos por um período de mais de 180 dias de seca e começamos a ter esse clima intercalado de chuva com sol."