Uberaba ficou classificada em 9º lugar no quadro geral de todo o Brasil em projetos de captação de renda do programa Estação Juventude e em 1º lugar entre os municípios mineiros. Com isso, a cidade receberá R$ 500 mil do Governo Federal e aplicará R$ 24,8 mil, em contrapartida, para treinamento e capacitação de jovens no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), localizado na Rua Lourival Pedro Couto, no bairro Residencial 2000.
Alan Damas, Superintendente de Políticas da Juventude na Prefeitura de Uberaba, participou de uma entrevista no programa JM Informa na quarta-feira (14) e revelou que o resultado era esperado para setembro, mas a divulgação foi antecipada.
“Nós esperávamos a divulgação para o mês de setembro, mas no dia 12 de agosto, que é o Dia Internacional da Juventude, está acontecendo no Rio de Janeiro o Y20, um dos maiores fóruns para debater questões da juventude. Eles anteciparam os resultados e mudaram o edital para publicar essa boa notícia para os jovens do Brasil, e Uberaba se destacou nessa situação também”, detalhou.
Damas explicou que, de acordo com o edital, o recurso poderá ser utilizado para a implementação de oficinas de qualificação e para melhorias no local. “Esses recursos serão destinados à contratação dos profissionais que oferecerão as atividades e à estruturação do CEU das Artes. Um dos requisitos do projeto era que fosse implementado em municípios que já possuíssem esse equipamento público”, revelou.
Estima-se que o valor seja disponibilizado para as prefeituras no segundo semestre de 2024 e que as oficinas sejam iniciadas no primeiro semestre de 2025.