Em Uberaba, as conferências municipal e regional do Conselho de Segurança Alimentar já têm datas para acontecer. A primeira está prevista para os dias 27 e 28 de junho, e a outra para 1 e 2 de julho, com a participação de 27 municípios. De acordo com um dos coordenadores do evento, Josimar Rocha, dentre as principais propostas a serem discutidas, está a inclusão de pessoas que participam de programas sociais do governo. “Queremos a representação dos beneficiados de programas como o Bolsa Família, ou de programas de Agricultura Familiar, por exemplo.
Em todo o Estado as conferências municipais e regionais dos Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, marcam o mês de junho, com o tema “Alimentação saudável, adequada e solidária: direito humano básico”. Elas vão reunir propostas e eleger delegados que vão participar da Conferência Estadual, entre os dias 4 e 7 e, a partir daí, novos delegados vão ser eleitos para discutir a Política Nacional de Segurança Alimentar. Segundo Josimar, o objetivo é discutir todo o universo que envolve a alimentação. “A segurança alimentar é muito ampla, ela trata desde a produção e a relação com meio ambiente, até a mesa do cidadão.”
De acordo com o conselheiro, ainda esta semana a Prefeitura deve divulgar as inscrições e regulamento. A participação da etapa municipal é aberta a toda comunidade.