A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas informa que nesta quarta-feira (25) é realizado o “Fechamento Emergencial”. Todos os reservatórios foram fechados às 17h de quarta e serão reabertos às 5h desta quinta-feira (26).
A vazão do rio Uberaba no meio da tarde desta quarta-feira estava em torno de 900 litros por segundo, já contando com o sistema de transposição do rio Claro. Os níveis de reservação saíram de 63,8%, às 5 horas da madrugada, quando a distribuição foi liberada, para 22,3% às 16h.
“A vazão do rio Uberaba, sozinha, está sendo insuficiente para atender a cidade nesta seca. O rio Claro oferece um aporte de cerca de 55% de água para complementar o volume de 900 l/s que estão sendo captados hoje. Mas, temos vivido uma situação excepcional neste clima de deserto. Para que possamos equilibrar a reservação e o consumo, e, ao mesmo tempo, administrar o baixo volume de água que estamos captando, a economia lá na ponta, dentro de casa, é o maior diferencial. Ontem, tivemos que fechar por 12 horas consecutivas os reservatórios, e hoje, precisaremos novamente do mesmo tempo para voltar a uma situação que permita distribuir água em todas as regiões da cidade da forma mais homogênea possível, sem prejudicar nenhum bairro”, explicou o presidente da Codau, Rui Ramos.
A população pode se informar sobre os boletins do abastecimento pelo site da Companhia, redes sociais @codauuberaba ou pelo Fale Codau 115.