VIOLAÇÃO DE DIREITOS

Uberaba tem mais de 470 registros de violência contra o idoso

Diante do aumento de casos, Uberaba ganha nova delegada a partir desta segunda-feira, com atuação voltada, sobretudo, à integridade da pessoa idosa

Rafaella Massa
Publicado em 02/07/2023 às 19:39Atualizado em 05/07/2023 às 14:21
Compartilhar

Polícia Civil de Uberaba (Foto/Arquivo)

Diante do aumento de registros, a Delegacia de Orientação e Proteção à Família, em Uberaba, receberá uma outra delegada, que, prioritariamente, ficará responsável por crimes contra idosos. Segundo o chefe do 5º Departamento da Polícia Civil de Minas Gerais Felipe Colombari, a delegada Ludmila Perfeito deve começar os trabalhos a partir desta segunda-feira (3).

A informação foi revelada em primeira mão pela delegada titular Mariana Pontes Andrade, em entrevista ao JM News 1ª Edição. "A outra delegada ajudará, principalmente, em casos de crimes contra idosos, que também é realidade em Uberaba", explicou.

Atualmente, Uberaba registra 471 violações contra idosos, de acordo com os dados do painel de casos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). No entanto, apenas 77 desses casos foram denunciados e outros 55 geraram protocolos de denúncia. A faixa etária mais afetada é a de 75 a 79 anos.

"A maioria dos casos envolve crimes de maus-tratos e apropriação de bens e valores contra os idosos. Geralmente, a grande parte desses crimes é cometida pela própria família", informou a delegada Mariana Pontes.

É importante ressaltar que o Brasil registrou um aumento de 97% no número de violações dos direitos humanos contra pessoas idosas no primeiro trimestre de 2023. O país totalizou 202,3 mil casos de violência entre janeiro e março deste ano. Em comparação, no mesmo período do ano anterior, foram registradas 102,8 mil infrações. Esses dados estão disponíveis no painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por