Atletas e comissão técnica da cidade disputam a Fase Nacional das Paralimpíadas Escolares 2025 em São Paulo
(Foto/Divulgação)
Uberaba alcança marca histórica no esporte escolar com 18 convocações para a Seleção Mineira Paralímpica Escolar, que competirá entre 17 e 29 de novembro no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Ao todo, 12 atletas e seis integrantes da comissão técnica representarão Minas Gerais.
O desempenho da cidade também se destacou nos Jogos da Juventude, maior competição escolar do Brasil para atletas sem deficiência, quando a estudante-atleta Gabriela Giraldi Galvão, do Colégio Apoio, conquistou medalha de ouro na prova por pontos do ciclismo.
Na natação, Uberaba terá os técnicos Alexandre Max e Luiza Rosa Alves, além das staffs Nathalia de Paula Soares e Raquel Ferreira de Brito Nunes. Os atletas convocados são Anna Gabrielle S. Soares (S9), Helena Soares Correia (S8), Stephany B. F. Nunes (S14), Gustavo H. Fagundes Custódio (S10), Weslley Antônio Nunes Junior (S14), Eduardo Gabriel Barros Teixeira (S14), Luan Henrique F. Nunes (S14) e Enzo Pesso (S14), todos da equipe Funel/Spartan.
No atletismo, o técnico Denilton Pereira da Silva acompanhará Maria Luiza Batista Guimarães (T47, Sub-14, Funel/Spartan), Kemily Vitória da Silva Santos (F33, Sub-16, Adefu) e Lucas Daniel Guerra dos Santos (F55, Sub-18, Adefu). Na bocha, a Adefu será representada pela staff Fernanda Alice dos Santos e pelo atleta Isaque Santos Pádua (BC2, Masculino B).
Segundo o chefe da Seção de Paradesporto da Funel, Alexandre Max, a convocação é fruto de dedicação coletiva. “Esse chamado é resultado de muito trabalho e empenho de todos os envolvidos. Agora, nosso objetivo é manter Minas Gerais entre as três melhores delegações do Brasil, como no ano passado, e ver os atletas de Uberaba se destacando entre os melhores do país em suas modalidades e classes”, afirmou.
O presidente da Funel, Carlos Dalberto de Oliveira, destacou que as convocações e conquistas recentes reforçam o apoio da Fundação ao esporte de base, promovendo o desenvolvimento de crianças e adolescentes e a participação em competições escolares.