INTERCÂMBIO EM CASA

UFTM abre inscrições para interessados no acolhimento de estudantes estrangeiros

Tito Teixeira
Publicado em 18/03/2023 às 19:36Atualizado em 18/03/2023 às 20:05
Compartilhar

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) abriu as inscrições para o projeto “Intercâmbio em Casa”, uma das ações do Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros da UFTM – Paie, vinculado à Assessoria de Cooperação Internacional (ACI).

Conforme os organizadores, o projeto é voltado para pessoas que tenham em suas casas ou repúblicas um quarto vago que possa disponibilizar, seja de forma gratuita ou com contrapartida financeira, com cobrança de aluguel acessível, sendo uma oportunidade, também, para a possibilidade de aprendizagem sobre outros países, novas línguas e culturas.

A UFTM tem a ACI, uma unidade vinculada à Reitoria, criada para promover a interação da Universidade com organismos e instituições internacionais, ampliando e consolidando a internacionalização e os laços de cooperação interinstitucionais da universidade.

São muitas as ações da UFTM na área internacional, como programas de cooperação, trabalhos científicos e mais recentemente, a participação em um ensaio clínico multicêntrico coordenado pela Universidade de Rutgers, localizada em Nova Jérsei, Estados Unidos. O objetivo do estudo, iniciado em 2021 e que já avança para a etapa final, é mensurar as vantagens e riscos envolvidos nas transfusões sanguíneas realizadas em pacientes que sofreram isquemia miocárdica (diminuição da passagem de sangue pelas artérias que o levam ao coração).

O estudo está avaliando 3,5 mil pessoas, com a participação de 144 centros de pesquisa nos Estados Unidos, Canadá, França, Brasil, Nova Zelândia e Austrália. Os pesquisadores partem da hipótese de que, em indivíduos anêmicos vitimados por infarto agudo do miocárdio, a transfusão visando a maiores concentrações de hemoglobina seria positiva por aumentar a entrega de oxigênio às células e que as vantagens, como a menor reincidência de infarto, compensariam o risco de aumento na viscosidade sanguínea e inflamação vascular.

Para este ano, o Hospital de Clínicas da UFTM vai participar de dois estudos em hematologia e outros três para avaliação da eficácia de um novo anticoagulante oral em pacientes com fibrilação atrial, doença arterial coronariana e acidente vascular cerebral.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por