A proposta é implantar a residência médica e de enfermagem na instituição e ainda oferecer capacitações para os funcionários
Hospital da Criança (Foto/Jairo Chagas)
A Assessoria de Comunicação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) confirmou que a instituição iniciou as tratativas com a Prefeitura de Uberaba e o Hospital da Criança para implantar a residência médica e de enfermagem na unidade de saúde de atendimento pediátrico.
A vice-reitora da UFTM, Meire Soares Ataíde, informou, através da assessoria de imprensa da universidade, que mantém contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a direção da entidade. Essa iniciativa foi revelada pela Secretaria Municipal de Saúde, Valdilene Rocha, durante entrevista ao programa JM News 1ª Edição, da Rádio JM.
O Hospital da Criança era a única instituição de atendimento pediátrico de urgência e emergência da cidade. Recentemente, o Hospital Regional José Alencar inaugurou mais uma porta e implantou o pronto-socorro infantil, funcionando 24 horas por dia, atendendo toda a microrregião de Uberaba, da qual é referência no atendimento em média complexidade. Os pacientes passam por triagem, de acordo com o Protocolo de Manchester, e, logo após, consulta médica. Em caso de necessidade, após avaliação, a criança poderá ser acomodada em observação.
Ao todo, são 37 leitos pediátricos, dentre os quais 12 de observação, voltados para o pronto atendimento, e 25 para pacientes que necessitem de internação. A equipe destinada ao atendimento pediátrico conta com, aproximadamente, 115 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais. De acordo com o plano de trabalho aprovado, o serviço de pronto atendimento será ofertado em modelo de porta aberta, com atendimento direto à população.
Além da residência médica e enfermagem, a UFTM deve trabalhar capacitações no Hospital da Criança, melhoria de fluxos e melhoria de processos.