Integrantes do G-9 indicam Luciano Veludo para acompanhar implantação
O G.9, grupo que representa a sociedade civil organizada de Uberaba, através do presidente do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro, engenheiro Luciano Lopes Veludo, participa de comissão encarregada pelos estudos de instalação dos cursos de Engenharia na Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
“Pouca gente, em Uberaba, tem conhecimento do que significa uma universidade federal para a comunidade. A UFTM é um divisor de águas, assim como foi a UFU para Uberlândia, que, em determinado momento, tinha um orçamento muito maior que o da Prefeitura. Hoje, não é o caso. E, agora, o processo será em Uberaba”, disse Luciano Veludo, durante reunião do G-9, realizada na sede da CDL.
“Eu tive a felicidade de ser convidado para participar das discussões em torno da instalação dos cursos de Engenharia dentro da UFTM. A primeira reunião foi realizada esta semana. Estamos unidos e coesos para que esses cursos funcionem de uma forma bem estruturada e com uma grade curricular que esteja adequada ao nível de uma ótima Escola de Engenharia”, observou o representante do G-9.
Segundo informou Luciano Veludo, de início deverão ser implantados, a partir de 2010, cursos para atender seis áreas, com 60 vagas cada uma: Ambiental, Civil, Alimentos, Produção, Elétrica ou Computação e Química, com vestibular previsto para janeiro. Inicialmente, os cursos seriam ministrados no novo campus da UFTM e, ainda, em áreas que poderiam ser locadas pela instituição. Entretanto, em setembro, acontece novo encontro da comissão.
“A Engenharia, nos últimos 20 anos, ficou praticamente paralisada ou adormecida, mas, agora, tem sido muito valorizada, principalmente a Civil, Elétrica, Mecânica e a Química”, completou.
Vestibular. A Comissão Permanente de Concursos Discentes da UFTM revela que as provas da primeira e segunda fases do vestibular de verão de 2010 serão aplicadas, respectivamente, em 13 de dezembro e 17 de janeiro de 2010.
Com a implantação de seis cursos, a UFTM passará a oferecer 23 cursos, entre bacharelados e licenciaturas. Ciências Biológicas, Física, Letras - Português-Espanhol e Português-Inglês ofertarão 15 vagas cada, enquanto Matemática, Química, Geografia, História e Serviço Social terão 30 vagas cada. Na área de saúde, o curso de Biomedicina terá 20 vagas; Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Terapia Ocupacional, 30 vagas cada, e Medicina, 40 vagas.
Os novos cursos para 2010 contemplando a área de tecnologia são os seguintes: Engenharias de Alimentos, Civil, Computação, Meio Ambiente, Produção e Química.