REFORÇO

UPA São Benedito deve ter reforço de equipe durante transição para reabertura da UPA Mirante

Rafaella Massa
Publicado em 29/01/2024 às 09:45
Compartilhar

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do São Benedito terá reforço nos próximos três dias para acolher demandas da UPA Provisória, durante a transição para o pronto-atendimento no Parque do Mirante. Segundo o diretor administrativo das unidades, Frederico Ramos, a gestora do serviço está ciente das reclamações sobre o tempo de espera e tem se preparado para a alta demanda habitualmente registrada no início da semana. 

Conforme anúncio neste fim de semana, a transição ocorrerá a partir das 19h desta segunda-feira (29) e deve durar até a quarta-feira (31). Neste meio-tempo, os atendimentos de urgência serão concentrados na UPA São Benedito. Frente à alta demanda naturalmente registrada nos primeiros dias da semana, a gestora do serviço, Sociedade Educacional Uberabense (SEU), preparou um reforço tanto na equipe médica, quanto na equipe assistencial. 

“Sabemos que nas segundas e terças-feiras são os dias que mais têm movimento nas UPAs e, para que diminua o máximo possível os transtornos, vamos fazer reforço dessas equipes. Vamos manter a equipe que chamamos de Ala de Cuidados Avançados na UPA Provisória, para os pacientes que estão mais graves, que precisam aguardar a internação. E toda a equipe de cuidados intermediários a gente vai deslocar para a UPA São Benedito”, explica Ramos.  

Já na tarde desta segunda, devem ser disponibilizados dois médicos a mais na UPA São Benedito, além da equipe de enfermagem e de triagem, contando com dois triagistas e a equipe de técnicos. A partir das 19 horas, a unidade passará por um novo reforço na equipe médica, devido ao encerramento do atendimento na UPA Provisória.  

Segundo Ramos, atualmente, as UPAs atendem uma média de 300 pessoas por dia, sendo que na UPA SB o número de pacientes chega a quase 350 e na UPA Provisória a média é de 250. “Hoje, percebemos que 75% a 80% são pessoas classificadas como verde, azul e um pouco de amarelo. Então, nós temos uns 15% a 20% de pessoas de urgência e emergência, e uns 80% em média de pacientes entre azul e amarelo. Amarelo, a gente entende que é já é pronto-atendimento, agora verde e azul são aqueles atendimentos que poderiam ser realizados numa unidade básica de saúde, por exemplo”, analisa. 

O diretor ainda pontua que o aumento registrado nos primeiros dois dias da semana se deve à grande procura dos pacientes por atestado médico. “A maior parte é por conta de atestado, porque o pessoal geralmente exagera um pouquinho no final de semana e acaba indo na segunda ou terça-feira buscar atestado, ou não procura o atendimento no final de semana. Aquela dorzinha vai esperando e esperando e acaba desaguando no domingo após as 17 horas”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por