A gestão das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) adota medida visando proporcionar maior acolhimento e agilidade no atendimento aos pacientes a partir desta terça-feira (4). Profissionais identificados como fluxistas começarão a atuar, inicialmente, na UPA do Mirante, e, em breve, também na UPA São Benedito.
A ideia é que os pacientes tenham referência disponível que possa esclarecer dúvidas, monitorar e atuar sobre o volume de atendimentos em cada UPA nos momentos de maior procura, e facilitar o direcionamento dentro das unidades. Isso tornará mais fácil para os pacientes e seus acompanhantes compreenderem todo o serviço prestado.
Os profissionais terão escala de 12x36, isto é, trabalharão todos os dias, das 10h às 22 horas. Serão, portanto, dois profissionais em cada UPA dedicados a essa nova função, criada pela gestão.
“A nossa expectativa em relação aos fluxistas é muito positiva. Estamos ansiosos pelo início dessa nova rotina, por entendermos que o paciente terá ainda mais atenção do que já recebe atualmente em nossas UPAs. Esse profissional estará junto a eles, sempre atento, com visão crítica, podendo direcionar melhor o fluxo”, analisa a enfermeira Cristina Ranuzi, uma das responsáveis pela organização do atendimento.
A Secretaria de Saúde acompanha de perto as estratégias adotadas para o acolhimento dos pacientes.
Os pacientes também receberão dos fluxistas orientações e direcionamentos sobre os exames solicitados pelos médicos, bem como informações sobre onde e como realizar esses procedimentos.