Elevadores de acessibilidade e sujeira nos ônibus do Transporte Coletivo de Uberaba são alvo de denúncia. Uma ouvinte da JM News 1ª Edição, durante a transmissão nesta quinta-feira (20), relatou que a linha que atende ao bairro São Cristóvão estava com o elevador estragado, e ela e outros usuários precisaram auxiliar um cadeirante a entrar no veículo. A Secretaria de Defesa Social confirmou que a rampa apresentou problemas, mas informou que, de acordo com o relato do motorista, não foi necessária a ajuda de outros passageiros. Ao chegar no Terminal, o ônibus foi imediatamente substituído, conforme informações enviadas pela empresa à Prefeitura de Uberaba e repassadas ao JM.
Segundo informações da denunciante à Rádio JM, a situação envolvendo o cadeirante teria ocorrido na linha do bairro São Cristóvão. "Acontece que, ontem, tivemos que auxiliar um cadeirante a subir com sua cadeira de rodas, foi difícil, mas demos conta...", disse a ouvinte.
Ainda de acordo com a mulher, os ônibus têm ficado constantemente sujos. "Aproveitando o ensejo, muitos não têm a lixeirinha e estão muito sujos. Aqueles ferros que seguramos estão imundos", completou.
Outros ouvintes manifestaram concordância com o posicionamento da ouvinte, relatando que o mesmo acontece com veículos que atendem outras linhas e bairros também. A advogada Lorrayne Francisca, que atua na Secretaria de Defesa Social e também é ouvinte da Rádio JM, manifestou que repassaria as reclamações dos ouvintes à Superintendência de Transporte Coletivo para averiguar a situação. Ela destacou que os fiscais realizam vistorias diárias nos veículos, inclusive testando o funcionamento dos elevadores.
Em nota ao JM, a SDS pontua que "de acordo com informações apuradas pela Secretaria de Defesa Social junto ao motorista, o fato aconteceu na quarta-feira (19) no carro 3038. Ao acionar a rampa, o motorista constatou que ela apresentava problemas. Embora dependente da cadeira de rodas para se locomover, o passageiro informou que conseguiria subir os degraus do ônibus, enquanto o motorista subiu sua cadeira, sem a ajuda de usuários. Ao chegar no Terminal, o ônibus foi imediatamente substituído, conforme informações enviadas pela empresa à Prefeitura. A Superintendência de Transporte Público reforça os canais disponíveis para o cidadão acionar em casos como esse: 3318-0408 e 3318-0409. Após o acionamento, faz uma verificação no veículo no terminal mais próximo, sendo solicitada sua substituição, se necessário".