Cidadão uberabenses voltam a denunciar aparecimento de várias baratas no Cemitério São João Batista (Foto/Leitor JM)
Baratas vivas e mortas nas salas de velório do Cemitério São João Batista, em Uberaba, são alvo de reclamação de usuários. Segundo eles, a quantidade de insetos aumentou e há preocupação de que se torne uma infestação. Esta é a segunda vez que a situação é denunciada ao Jornal da Manhã, sendo a primeira registrada em dezembro de 2021.
Ao longo do vídeo enviado ao JM, denunciante mostra alguns espaços no local onde são realizados os velórios, quando é possível contabilizar ao menos 10 baratas. “Olha aí gente, infestação de barata no cemitério de Uberaba”, afirma denunciante.
É válido citar que as áreas de velório, paróquia, banheiros e administrativo são de responsabilidade da Prefeitura. Já a limpeza das áreas internas dos cemitérios, com capina manual, varrição, limpeza e remoção dos materiais, bem como a coleta e o transporte dos resíduos até a caçamba disponibilizada pelo Município, dentro do perímetro dos cemitérios é de responsabilidade de empresa terceirizada.
Em 2021, a situação foi denunciada junto com reclamação em relação à sujeira no local. À época, a Prefeitura de Uberaba justificou que a natureza do empreendimento é propícia à presença dos insetos. Explicou ainda que o período noturno é o momento em que eles saem do esconderijo. Em nota, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), afirma que o cemitério não está infestado de baratas e reforçou que o ambiente favorece a ocorrência desses insetos, já que oferece abrigos para se protegerem durante o dia.
"A Sesurb segue atenta a essa situação e procura eliminar todos os pontos que servem de abrigos a esses insetos. Inclusive, solicitamos à comunidade que mora no entorno, que denuncie quaisquer descartes irregulares, de forma a mitigar possibilidades de aumento desses insetos, pelo Cidade Ativa no 0800 940 0101. Por fim, a equipe da Vigilância Sanitária já esteve no local e confirmou que a situação não se equipara a de infestação", afirma.