Movimentação do comércio no centro de Uberaba ( )
O comércio de Uberaba está otimista com o Dia dos Pais este ano. Segundo a previsão da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), as vendas vão superar em até 6% a quantidade registrada no ano passado, sob a perspectiva de aquecimento do mercado no segundo semestre de 2023.
Em entrevista à Rádio JM, o presidente da CDL Uberaba, Fernando Xavier, enfatizou que o segundo semestre é tradicionalmente um período mais ativo para o comércio local, caracterizado por uma série de datas marcantes que impulsionam o crescimento econômico. Começando já em 13 de agosto, com o Dia dos Pais, seguido pelo Dia das Crianças e culminando nas festividades de final de ano, incluindo o Natal, o presidente da CDL destaca que essas ocasiões contribuem significativamente para o aumento das vendas.
Segundo Xavier, o Dia dos Pais representa um marco fundamental para o mercado de Uberaba. "Acreditamos que as vendas durante o Dia dos Pais devem crescer cerca de 6% em comparação ao mesmo período do ano passado, impulsionando o comércio local", destacou.
Também foram observadas mudanças no perfil dos consumidores para a data. O presidente avalia que as tradições de presentear os pais com itens como cuecas, camisas, calças e sapatos têm cedido espaço para opções mais contemporâneas. "Hoje, o perfil dos pais é mais jovem, e isso se reflete nas escolhas de presentes. Itens como óculos, relógios, perfumes e produtos eletrônicos estão ganhando popularidade entre os presentes mais desejados", revelou.
A crescente influência do mundo digital também se reflete nas escolhas dos presentes para o Dia dos Pais. "Com a entrada na área digital, eletrônicos estão se tornando uma escolha cada vez mais popular. A expectativa é que o ticket médio gire em torno de 250 reais para este Dia dos Pais", acrescentou.