Considerando queda de 0,65% no volume de consultas ao SPC, a CDL avalia que o consumidor adotou, definitivamente, o pagamento de cartão de crédito, Pix e débito
Presidente da CDL, Fernando Xavier, espera ainda bom movimento durante o mês de janeiro em virtude das trocas e do grande número de visitantes na cidade (Foto/Arquivo)
As vendas de Natal no comércio de Uberaba cresceram 20% em comparação com o mesmo período do ano passado. A estimativa foi divulgada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que também publicou o levantamento sobre o volume de consultas ao sistema relativo ao período de 1º a 25 de dezembro deste ano em relação ao período natalino de 2022.
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Uberaba), órgão mantido pela CDL e pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), apontou que, no comparativo anual, a quantidade de potenciais consumidores consultados no banco de dados apresentou queda de 0,65%. Vale assinalar, no entanto, que a apuração não leva em conta compras com cartão, por PIX e dinheiro.
Em contrapartida, os registros de novos inadimplentes apresentaram redução de 7,94%. Os cancelamentos de pessoas incluídas no SPC aumentaram 42,61%. Ou seja, menos negativados e mais adimplentes para novas compras, respectivamente.
Ao comentar sobre esses percentuais, especialmente quanto às consultas, o presidente da CDL Uberaba, Fernando Xavier, disse que o consumidor está cada vez mais adaptado às inovações de pagamentos on-line.
“Nas negociações nas lojas físicas, o consumidor ainda prefere o uso dos cartões e, também, do dinheiro”, sinalizou ele, ao citar que, em contato com alguns lojistas associados, pôde avaliar que, no geral, as vendas natalinas cresceram entre 15% e 20%, sendo que alguns segmentos ultrapassaram esta faixa percentual.
Segundo o dirigente lojista, o resultado do balanço parcial do mês de dezembro pode ser considerado como “bom” e revela a importância da consulta ao sistema na hora de vender a crédito e do registro no SPC Brasil para combater a inadimplência, isto é, caso as consultas apresentem algum tipo de restrição, o sistema recomenda a não concessão de crédito ao consumidor.
“Tradicionalmente, após o Natal, temos o período da troca de presentes, que proporciona novas vendas e um bom movimento nas lojas até o final do mês, época, também, que a cidade recebe muitos visitantes”, disse Xavier.
O presidente da CDL ressalta que, ao incluir clientes devedores no SPC, o empresário contribui para combater a inadimplência e evita que esses consumidores com restrições tenham acesso ao crédito. O registro pode até mesmo estimular o inadimplente a buscar uma forma de acertar suas pendências junto ao mercado para voltar a comprar.