Imagem Ilustrativa (Foto/Reprodução/Shopping Uberaba)
O setor de shopping centers registrou aumento de 6,8% nas vendas no primeiro trimestre de 2023, aponta balanço trimestral realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), com base em levantamentos do Índice Cielo de Varejo em Shopping Centers (ICVS-Abrasce).
Seguindo essa tendência, a direção do Shopping Uberaba informou que foram inauguradas dez novas lojas no primeiro semestre deste ano naquele centro de compras. Só neste mês, foram inauguradas seis lojas: Elephant Entretenimento, Milky Moo, Cute Case, Casa Bauducco, Pop Corn e Prime Case. Outras quatro, Make Up, Óticas Carol, Criamigos e Body For Sure, estão iniciando as obras para inauguração em breve.
Conforme a direção do empreendimento, as novidades resultam em incremento no fluxo de clientes que querem conhecer os produtos que chegam para fortalecer o mix do shopping.
Em comparação ao período pré-pandemia, o 1º trimestre de 2023 teve crescimento de 0,3% sobre as vendas de shoppings em relação ao mesmo intervalo de 2019.
Entre as regiões, os maiores destaques do 1T23 ficaram por conta do Centro-Oeste e Nordeste, com elevações de 8,4% e 7,7%, respectivamente, seguidos pelo Sudeste (6,6%), Sul (com 6%) e o Norte (2,5%). A variação real de vendas média por metro quadrado do período foi de 6,6%. As categorias de lojas que obtiveram as variações mais elevadas foram: Conveniência e Serviços (33,5%), Entretenimento (21,3%) e Alimentação (14,4%).
O número de visitantes nos shoppings segue aumentando e estimulando cada vez mais o comércio dentro deles. No 1° trimestre de 2023, o fluxo de pessoas em shopping centers mostrou-se 13,2% superior ao resultado do 1T22.