Barracas montadas na praça da Abadia que comercializarão produtos alimentícios durante os 15 dias de festa da padroeira de Uberaba passarão por fiscalização da Vigilância Sanitária. A ação dos fiscais terá início na última semana de julho, quando as estruturas começam a ser montadas.
De acordo com o diretor do departamento de Vigilância Sanitária, Emerson Mariano de Almeida, o cronograma de fiscalização já está pronto e inicialmente o trabalho terá caráter educativo. “Os fiscais vão orientar os trabalhadores durante a montagem das barracas.”
Posteriormente, equipe do departamento estará atuando para checar, além dos produtos alimentícios e bebidas, as condições de higiene, manipulação e conservação dos alimentos, entre outras exigências. Caso os fiscais encontrem alguma irregularidade, os donos das barracas sofrerão as penalidades cabíveis de acordo com a situação, entre elas notificação, advertência, apreensão dos alimentos, entre outras.
Este ano, a área destinada a receber as barracas durante a Festa da Abadia, parte da praça que forma um "L" com a Campos Sales, será terceirizada. A decisão foi tomada pelo padre Jacaúna, antes de ele deixar suas funções no Santuário de Nossa Senhora da Abadia. A medida livra a igreja de transtornos causados pelo setor.