A partir desta sexta-feira (15), cerca de 420 empresas privadas do Estado vão passar a oferecer o serviço de vistoria veicular ao cidadão mineiro. Em Uberaba, 14 empresas estão autorizadas a realizar as vistorias, que deixa oficialmente a Polícia Civil no fim deste ano.
Segundo o delegado-chefe da Polícia Civil em Uberaba, Felipe Colombari, a saída das vistorias veiculares das atribuições da corporação permitirá que seis policiais civis sejam reintegrados à função da polícia judiciária. "As vistorias em Uberaba são fechadas mensalmente, então nós temos ainda até dia 29 de dezembro vistorias já marcadas que a gente vai honrar e fazer por parte da Polícia Civil. Em tese, no dia 2 de janeiro, seis policiais civis que executam essa atividade vão estar nas ruas investigando crimes, que é a função primordial da Polícia. O maior aumento de efetivo que vai ocorrer em Uberaba e na região decorre dessa mudança na estrutura do Detran", explicou ele ao JM News 1, da Rádio JM.
O serviço vai funcionar de forma semelhante ao já conhecido pelo cidadão: cadastro no site oficial do CET, comunicação de venda, pagamento das taxas de R$ 130,96 (ao Governo Estadual) e R$ 115,86 (a empresa). Após a compensação das taxas, o sistema direciona o proprietário a uma das empresas cadastradas.
O direcionamento para cada empresa será feito de forma randômica pelo Estado, respeitando rodízio entre as empresas.
*Com informações do jornal O Tempo