Mudanças no clima da região Sudeste devem trazer reflexos para Uberaba e região. Segundo a climatologista Wanda Prata, mudanças na oscilação Antártica devem ocasionar a queda da temperatura. Ainda não há previsão de chuva para a região.
Conforme a climatologista, a oscilação Antártica passou a ser positiva. Isto significa que o vórtice ciclônico passou a girar para o centro do Polo Sul, de maneira que a oscilação deve puxar baixas pressões e ocasionar mais derretimento de gelo. No entanto, não sobe balão de ar frio para as regiões tropicais.
“Então, as regiões subtropicais e tropicais continuarão recebendo altas e baixas pressões do trenzinho de onda, que é uma corrente de altas e baixas pressões que circunda o globo nas regiões subtropicais. Entre essas altas e baixas pressões, com a posição da oscilação da Antártica Positiva, ocorre o escorregamento do ciclone para o oceano. Ele se aprofunda e forma um ciclone extratropical, bombeando bastante chuva para Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Então, voltaremos a ter aguaceiros lá”, alerta.
Ainda segundo Wanda, essas altas e baixas pressões podem puxar o ar quente e úmido da Amazônia e formar uma Zona de Convergência. “Essa Zona de Convergência, por enquanto, vai subir até o Paraná e sul de São Paulo. Dali para frente, só vai subir o ar mais fresco da alta pressão. Então, daqui para frente, não há possibilidade de chuva ainda, nem para o norte de São Paulo, nem para o Triângulo Mineiro, nem para o Centro-Oeste. Mas há a chegada dessas altas pressões que vão trazer as manhãs mais frias e as tardes mais suaves daqui para frente, até que haja uma nova alteração na troposfera”, explica.