Ao todo, o balanço do ano teve 794 atendimentos da Zoonoses para controle de escorpiões
Conforme balanço do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, o setor realizou 794 atendimentos para controle de escorpiões, além de 159 casos de acidentes envolvendo o animal, no ano de 2022. Dos 794 casos, 605 atendimentos aconteceram entre janeiro e agosto do ano passado.
Conforme explica o chefe da Seção de Controle de Zoonoses, Luiz Gustavo Pinheiro Rodrigues, com o começo do período de chuvas, também começa o período de reprodução do escorpião-amarelo, e os cuidados precisam ser redobrados.
"Quando a Seção é acionada, pelo telefone 3315-4173, equipes vão ao local de chamada para descobrir as condições que favorecem o aparecimento e o abrigo do animal peçonhento, bem como tomar as medidas cabíveis. Em caso de picada de escorpião em Uberaba, a pessoa deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento", reforça.
Atendimentos no HC-UFTM
De acordo com balanço do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), referência no atendimento para pacientes de Uberaba e região, foram realizados 223 atendimentos por causa de picadas de escorpião em 2022.