AGRO EM DIA

ExpoZebu promete movimentar R$ 350 milhões

François Ramos e Leilane Vieto
Daniela Miranda
danielamiranda.jornalista@gmail.com
Publicado em 13/04/2023 às 21:18Atualizado em 14/04/2023 às 10:35
Compartilhar

Época de milhões, literalmente
A 88ª ExpoZebu espera grandes criadores do Brasil e do mundo em Uberaba para negócios milionários. Com 39 leilões e shoppings confirmados, a maior feira de raças zebuínas do mundo promete movimentar mais de R$ 350 milhões. Além de reprodutores e matrizes de elite, a ExpoZebu 2023 traz remates de equinos e muares, garantindo oportunidades para além do Zebu. Promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a ExpoZebu acontece entre os dias 29 de abril e 7 de maio. A expectativa é de que, neste período, mais de 400 mil pessoas passem pelo Parque Fernando Costa.

Elas em pista
A ABCZ realizou o sorteio das comissões de jurados da ExpoZebu 2023. De um total de 25 jurados, três são mulheres. Atividade predominantemente masculina, os jurados de raças zebuínas apresentam de forma técnica qual o animal com as melhores características produtivas, sem defeitos funcionais e de maior eficiência, contribuindo para que o melhoramento e seleção ocorram com eficiência e ética. Eduarda Gabriele Gouveia de Azevedo Souza comanda o julgamento da raça Brahman. Já a raça Tabapuã terá Lucyana Malossi Queiroz compondo o trio de jurados. E Lilian Mara Borges Jacinto integra o trio e jurados da raça Gir Leiteiro ao lado de seu pai José Jacinto Júnior.

Lucyana Malossi Queiroz em julgamento (Foto/Arquivo pessoal)

6 lugares para aproveitar o Dia Mundial do Café em Uberaba

Nesta sexta-feira, dia 14 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Café, em reconhecimento a uma das bebidas mais populares do mundo. O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de café do mundo.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café, cerca de 97% dos brasileiros com mais de 15 anos consomem café regularmente, sendo que o consumo médio por pessoa é de aproximadamente 839 xícaras por ano.

Em Uberaba, há várias cafeterias especializadas que participam dessa celebração, oferecendo cardápios variados para agradar a todos os gostos. Confira:

Rede Mais 1 – A rede promove hoje a campanha de 100.000 cafés grátis em todas unidades do país. Em Uberaba, a empresa fica localizada na Getúlio Guaritá, nº 11. Para participar da promoção basta inscrever-se no site e apresentar o cupom na cafeteria. Limitado a 1 café por pessoa, coado ou espresso
GoCoffee Universiário - Cafeteria de estilo To-Go, o diferencial é o café especial e todas as suas formas de prepará-lo, desde o espresso até o frappe. Para comemorar o dia mundial do café a rede oferta hoje a promoção “Compre 1 Ganhe Outro”, no qual os produtos incluídos são: Espresso, americano (quente ou gelado), capuccino brasileiro e também a linha home com o café grão moído e capuccino.

Dom Café - Juliana e Maria Bernadete Nogueira conta que a ideia de criar a cafetaria foi preparando café para os familiares e amigos. O café colonial é o foco, com a ideia de “dar um ar de casa de vó”. A cafeteria possui parcerias com produtores de cafés especiais oferecendo novas experiências. Hoje, foi colocado na mesa colonial receitas tendo como ingrediente principal o café.

Santo Aroma Café - A cafeteria conta com com cafés especiais fresquinhos com diversas notas sensoriais feitos a partir de microtorrefação de fazendas de Minas Gerais. O espaço busca proporcionar aos clientes experiências memoráveis e momentos especiais, com aconchego e amor.

Vovó Tuta – A padaria oferece uma experiência única aos amantes do café colonial toda segunda e quinta-feira das 15hrs às 19hrs e aos sábados, domingos e feriados das 6hrs às 12hrs. A empresa proporciona experimentar diferentes opções de preparo do café, como espresso, cappuccino, café com leite.

Cheirin Bão – Localizada rua Dr. Mozart Furtado Nunes, 400, a rede atua com cafés especiais e empório de produtos e presentes mineiros. Também oferecem a oportunidade para trocas humanas que geram momentos únicos e agradáveis, além de boa prosa. Hoje a casa oferece 20% de desconto em todos os grãos em pacote.

(Foto/Divulgação)

Explosão mata 18 mil vacas leiteiras
Uma explosão na Southfork Dairy Farm em Dimmitt, Texas, resultou na morte de milhares de vacas leiteiras e deixou um trabalhador rural ferido. O incêndio se espalhou rapidamente pelo prédio da fazenda e pelos currais onde as vacas eram mantidas. A Southfork Dairy Farm é uma das maiores produtoras de leite no estado do Texas, e a quantidade de vacas mortas é estimada em 18 mil. Conforme a Animal Welfare Institute, este pode ter sido o incêndio mais mortal em um celeiro desde 2013. A causa do incêndio ainda está sendo investigada pelo corpo de bombeiros, mas acredita-se que tenha sido provocado pelo metano, que foi inflamado pelo superaquecimento dos equipamentos elétricos. A explosão foi tão intensa que uma enorme nuvem de fumaça escura foi vista a quilômetros de distância, e vídeos publicados nas redes sociais mostram as chamas combatidas pelos bombeiros durante toda a noite.


299,7 milhões de toneladas
Segundo a estimativa divulgada pelo IBGE em março, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas em 2023 deverá atingir 299,7 milhões de toneladas, representando um aumento de 13,9% em relação à safra de 2022 (263,2 milhões de toneladas) e de 0,5% em relação à previsão de fevereiro (298,0 milhões de toneladas). A área a ser colhida também apresentou um aumento, com 76,1 milhões de hectares, representando um crescimento de 3,9% em relação à área colhida em 2022 e 0,4% a mais do que a estimativa de fevereiro.

Você, arrozinho? Não...
A produção brasileira de arroz apresentará seu menor patamar em mais de duas décadas, de acordo com dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de março do IBGE. A estimativa é que sejam colhidas 9,846 milhões de toneladas do grão, a menor produção desde 1998. Essa situação preocupa, pois o Brasil já está no limite de seu consumo. Uma redução adicional pode levar a importações de arroz, o que não é ideal. As perdas causadas pela estiagem no Rio Grande do Sul, que responde por mais de dois terços da produção nacional, foram um dos fatores que influenciaram diretamente a redução na produção. Além disso, a área plantada com arroz diminuiu 51,7% nos últimos 20 anos, o que contribui para a queda na produção. É importante lembrar que a população brasileira consome cerca de 10 milhões de toneladas de arroz por ano e a produção menor pode levar ao aumento do preço do produto no mercado.

Flagra do jacaré
Turistas que visitavam as Cataratas do Iguaçu do lado argentino se depararam com uma surpresa incomum: um jacaré caminhando tranquilamente pela passarela. Os visitantes registraram o momento em vídeo, enquanto o animal parecia desfrutar do seu passeio.

Embora o jacaré de papo amarelo seja comumente encontrado na região, sua presença nas passarelas das cataratas é considerada rara. Os biólogos e guardas do parque agiram rapidamente para capturar o animal e o devolveram ao Rio Iguaçu, seu habitat natural.

Abelhas rebolam para se comunicar
E só fazem isso após ‘aulas de dança’. De acordo com um novo estudo, grupos de jovens abelhas que descobrem como se alimentar por conta própria começam a dançar espontaneamente. As danças das abelhas codificam informações que ajudam suas companheiras de colônia a encontrar a comida que elas descobriram, mesmo que esteja localizada a quilômetros de distância. A dança das abelhas, considerada uma linguagem, é tanto inata quanto aprendida, semelhante ao canto dos pássaros ou à comunicação humana. Embora a dança possa parecer simples em um diagrama, realizá-la em células alveolares é um desafio para as abelhas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por