No sábado, dia 13 de junho, Uberaba deu um passo significativo para fortalecer sua identidade com o lançamento da Rota de Museus Orgânicos do Geoparque Uberaba. Muito mais do que um simples roteiro de visitas, a iniciativa propõe um verdadeiro turismo de imersão, onde o visitante é convidado a vivenciar as tradições e os saberes que moldam a nossa história.
Essa nova rota é, acima de tudo, um ato de valorização. Ao abrir as portas de nove espaços culturais que preservam a alma da nossa cidade, o projeto destaca o protagonismo de nossos artistas e artesãos, transformando o cotidiano em patrimônio vivo. Entre os pontos de destaque, temos a doçura da Dona Darci, a mais antiga doceira de Peirópolis, cujos doces caseiros são uma verdadeira viagem no tempo. A sonoridade única da Fábrica de Sinos Artesanais (Fasu), uma das poucas no mundo a manter essa tradição milenar, e a expressividade do Ateliê de Hélio Siqueira e Paulo Miranda, que enriquece o cenário artístico local com sua sensibilidade ímpar.
A rota oficial é composta pelos seguintes nove locais: o Museu Doceria Mestre Darci (Peirópolis), o Museu Luteria Mestre Souza, o Museu Oficina Fábrica de Sinos (Fasu), o Ateliê Hélio Siqueira e Paulo Miranda, o Museu Ateliê das Chiteiras, o Museu Ateliê Arte em Papelão, a Casa de Memórias e Lembranças Chico Xavier, a Casa do Cleofas Galeria de Artes e o espaço Memória do Engenho Terra do Zebu. Cada um desses espaços oferece uma conexão profunda com as raízes do Geoparque Uberaba, permitindo que a cultura seja sentida e compartilhada em sua forma mais autêntica. Celebrar essa conquista é reconhecer a força da nossa gente e a importância de preservar o que nos torna únicos. Eu termino dizendo: "Museu orgânico é valorização, porque nossa maior riqueza não está em prateleiras, mas sim nas mãos do nosso povo."

Evacira Coraspe, mente brilhante por trás do Ateliê das Chiteiras, e Adriana Crema em momento de anfitrionagem ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Celso Neto, que esteve acompanhado de sua esposa, Isabella. O encontro marcou a concorrida Press Trip de lançamento da Rota de Museus Orgânicos do Geoparque Uberaba (Foto/Reprodução)
Prestígio no ateliê: Hélio Siqueira e Paulo Miranda dão as boas-vindas à presidente da Associação Geoparque Uberaba, Paula Cusinato. O registro marca a integração da arte local ao projeto dos Museus Orgânicos, fortalecendo a identidade de Uberaba (Foto/Reprodução)

Vice-prefeito Mauricinho de Sá conversa com Dona Darci, referência na tradição da doçaria de Peirópolis e a doceira mais antiga da comunidade (Foto/Reprodução)

Gyzah Barros marcou presença na press trip de lançamento da Rota dos Museus Orgânicos do Geoparque Uberaba. Ela representa a agência Rotas Geoparque – Vivências e Turismo (Foto/Reprodução)

Gisele Barcelos, da Achei no Triângulo, atenta a cada detalhe durante a captação de informações para a organização de novos roteiros de receptivo turístico (Foto/Reprodução)
ACONTECIMENTOS

A beleza e a alegria de Fernanda Pelissari estampam nossa coluna hoje! A jovem debutante celebrou seu aniversário ontem, com uma grande festa que movimentou a cidade. Entre sonhos e valsas, Fernanda vive a expectativa de uma noite mágica. Que este novo ciclo seja tão radiante quanto o seu sorriso (Foto/Newton Gonçalves Garcia Júnior)

Reconhecido por sua atuação na harmonização facial, Dr. Fábio Azevedo esteve em Barcelona, onde compartilhou sua expertise em curso ministrado na prestigiada Universidade de Barcelona (Foto/Reprodução)
"Entre Histórias e Eternidade"
Os renomados fotógrafos Alysson Oliveira e Di apresentam no Shopping Uberaba a exposição “Entre Histórias e Eternidade”, uma mostra que já se tornou um dos grandes destaques da nossa agenda social desde sua abertura no dia 6 de junho. Com um olhar apurado e sensível, a dupla celebra a arte de eternizar momentos, transformando memórias em verdadeiras obras de arte. Através das lentes de Alysson Oliveira e Di, cada detalhe ganha uma nova dimensão, revelando a beleza dos sonhos realizados e a força das conexões humanas. É uma homenagem aos amigos e parceiros que confiam a esses artistas a missão de guardar para sempre suas histórias mais preciosas. A mostra segue encantando o público no Shopping Uberaba e pode ser visitada até o dia 23 de junho, terça-feira. Para quem valoriza a fotografia de alto nível e a emoção de reviver grandes momentos, a visita é indispensável. Não deixe de conferir o talento desses dois grandes nomes da fotografia uberabense!
Brasil na Copa
Vou encaminhar no sábado, conforme alinhado