ALTERNATIVA

A história está se repetindo

Não é justo debitar à Secretaria Municipal de Saúde o surto de dengue em...

Lídia Prata
Publicado em 15/02/2013 às 11:18Atualizado em 19/12/2022 às 14:42
Compartilhar

Força tarefa

Não é justo debitar à Secretaria Municipal de Saúde o surto de dengue em Uberaba. Os números alarmantes da doença no município, incluindo mortes, são fruto de um conjunto de ações que não foram executadas na oportunidade certa. É o caso da ação do Fumacê, que jamais poderia ter sido negligenciada por tanto tempo como foi. O Estado só acordou para a dengue quando os casos da doença começaram a se multiplicar. Da mesma forma, faz-se indispensável a ação mais contundente dos agentes de saúde pública, visitando casa por casa, para eliminar focos do mosquito transmissor e ensinar a população a se prevenir. No começo do ano, o secretário Fahim Sawan conseguiu o reforço da equipe de agentes, mas ainda parecem poucos diante do crescimento assustador da doença. Por último, a sujeira da cidade precisa de uma ação mais rápida do que se viu até aqui. A “força tarefa” a que o secretário Fahim Sawan se refere para combater a dengue precisa ter a colaboração de todos, inclusive de cada um de nós, em casa e no trabalho. Afinal, nós já vimos esse “filme” monstruoso da dengue anos atrás, igualmente com registro de mortes em Uberaba. A história está se repetindo...

Queima de remédios

Parecer da Procuradoria do Município vai mudar a destinação dos remédios vencidos. Em vez de incinerá-los, como foi feito no governo anterior, a administração Paulo Piau vai devolver os medicamentos ao laboratório de origem para o descarte de forma adequada. No parecer, o Procurador Paulo Leonardo Vilela Cardoso sugere um controle mais eficaz no almoxarifado, de modo a evitar compras excessivas e consequente desperdício. Certíssimo.

Nova secretaria

Fundador do PSL em Uberaba e hoje sem partido, Glauber Fachinelli será o futuro secretário municipal de Projetos, Parcerias e Captação de Recursos.

Essa secretaria terá a função de estabelecer parcerias com a iniciativa privada e outros setores da sociedade civil organizada, além de receber projetos e elaborar propostas para buscar recursos dos governos federal, estadual e até de fontes internacionais. Hoje o que existe na Prefeitura é a Seppai - Superintendência de Projetos e Parcerias Institucionais, que será transformada em secretaria.

Novas secretarias

Depois de desmembrar a Infraestrutura para ressuscitar a Secretaria de Serviços Urbanos, o prefeito Paulo Piau pretende transformar a Seppai em Secretaria de Projetos Especiais. Nos bastidores da política comenta-se que o próximo desmembramento atingirá  a Secretaria de Educação para a criação da pasta da Cultura. Será?

 

Ritmo

A julgar pelo resultado da enquete do JM Online, os uberabenses aprovam o ritmo em que o prefeito Paulo Piau está formando sua equipe. Para 49,3% dos 1.850 internautas que votaram na enquete, Piau está certo em pensar bem antes de convidar alguém para ser secretário, contra 12,4% que votaram pela agilização nas escolhas. Para outros 38,3% dos votantes, Piau já deveria ter tomado posse com a equipe completa.

Lei seca

Em relação ao carnaval do ano passado, o número de mortes nas rodovias federais neste carnaval caiu a ponto de ser considerado o menor índice dos últimos dez anos. O cálculo feito pelo governo leva em consideração o crescimento da frota de veículos no período. De acordo com o Ministério da Justiça, entre a sexta-feira e a quarta de Cinzas ocorreram 3.149 acidentes, com 157 mortes e 1.793 acidentes. No mesmo período do ano passado foram 3.499 acidentes, com 192 mortes e 2.207 feridos. As punições da nova lei seca no país certamente contribuíram para esse resultado.

Apertando o cerco

Nas estradas da região, as polícias rodoviárias não deixaram por menos no carnaval. Não escapou motorista algum do cerco policial. Só faltaram parar os ciclistas para teste do bafômetro. Devia ser assim sempre e não apenas durante o carnaval.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por