Agora vai
A julgar pela troca de cordialidades entre o prefeito Paulo Piau e o governador Anastasia, sexta-feira, durante a solenidade da Comenda da Paz Chico Xavier, é legítimo ter esperança em dias melhores no relacionamento entre o Município e o Estado. Já de imediato o governador anunciou a licitação do projeto Olho Vivo para Uberaba, num reforço substancial para a segurança pública. E prometeu empenho pessoal máximo para viabilizar o gasoduto antes do final do seu mandato, considerando que esta será a maior obra do governo de Minas na nossa região. Conforme o JM noticiou, o gasoduto está “preso” apenas em burocracia da Agência Nacional de Petróleo, o que o governador espera contornar nas próximas semanas. Que assim seja!
Pedidos
Em reunião reservada, poucos minutos antes do início da cerimônia da Comenda da Paz, o governador recebeu documento das mãos do presidente do G9, Nagib Facury, contendo reivindicações que variaram de mais viaturas para o patrulhamento rural até a ampliação do número de varas cíveis na comarca, passando por ligações asfálticas de interesse de Uberaba e o gasoduto, obviamente. O governador recebeu o ofício e prometeu olhar com máxima atenção o que poderá ser atendido de imediato.
Vitória
Depois de contornar com habilidade (e reforço salarial para os pediatras) a crise do plantão no Hospital da Criança, o secretário municipal de Saúde comemorou a vitória sofrida. Afinal, Fahim Sawan considera que Uberaba tem poucos leitos para atender a toda a população local e a da região, que aqui vem em busca de atendimento. Ficar sem o atendimento no Hospital da Criança nos fins de semana poderia agravar ainda mais essa situação, já preocupante na área da saúde.
Vai demorar – Pelos cálculos do secretário Fahim Sawan, o Hospital Regional não poderá ser aberto à população antes de novembro ou dezembro. Ainda tem muito serviço por lá até estar completamente pronto para entrar em operação.
Administração – Se o cronograma de obras do Hospital Regional preocupa, não menos preocupante é a definição do modelo de gestão a ser adotado lá. Fahim está estudando as alternativas – que são poucas – com o prefeito Paulo Piau. Mas, por razões de ordem legal, já sabe que não poderá entregar a administração do Hospital Regional à mesma empresa gestora do Hospital de Clínicas da UFTM.
Pequenos detalhes...
Única mulher entre os vários prefeitos presentes à solenidade da Comenda da Paz Chico Xavier, a prefeita Lauzita, de Delta, bem que poderia ter sido convidada para compor a mesa principal. Seria uma homenagem às mulheres, no Dia Internacional delas. Cerimonial da festa passou batido nesse detalhe e Lauzita acabou sentada lá no fundo do auditório, do começo ao fim da cerimônia.
Ascensão
Prefeito Bruno Cordeiro, de Sacramento, foi convidado e aceitou integrar a chapa de Toninho Andrada no comando da Associação Mineira de Municípios. Anteriormente Bruno chegou a ser cogitado para vice-presidente da Amvale.
Balanço geral - A propósito, Bruno Cordeiro está preparando um balanço completo dos seus 100 primeiros dias de governo. Tônica será para a economia que tem conseguido fazer, visando ao equilíbrio das contas do Município. Só em combustível a redução das despesas até agora foi substancial. Em contrapartida, Bruno conseguiu dotar 100% das escolas municipais de Sacramento com lousas digitais.
Fora de foco - Em vez de premiar a delação aos sujismundos de terrenos alheios, a Prefeitura de Uberaba deveria estudar uma premiação (de verdade) àqueles que cuidam o ano todo de seus imóveis e pagam impostos em dia (mesmo quando o IPTU é prorrogado na marca do pênalti)... Nem que fosse um desconto diferenciado no IPTU…
Cassação
Decisão do juiz Héber Mendes Batista, da 108ª Zona Eleitoral de Ribeirão Preto, cassou ontem o mandato da prefeita Dárcy Vera (PSD) e do seu vice, Marinho Sampaio (PMDB), por uso de servidores comissionados na campanha eleitoral que culminou em sua reeleição, em outubro passado. Cabe recurso. Dárcy Vera foi reeleita com 51,97% dos votos válidos, totalizando 155.265 votos, contra 48,03% do deputado federal Antonio Duarte Nogueira Junior (PSDB), que obteve 143.516 votos e foi o autor da representação eleitoral que culminou na cassação da prefeita.
Quanto custa?
Levantamento feito pela ONG Contas Abertas revela que a Previdência Social gastou R$434 milhões no pagamento de auxílio-reclusão a famílias de presidiários em 2012. Esse auxílio visa compensar a ausência de contribuição financeira do preso, garantindo mecanismo de sustento à sua família. O problema é que o número de detidos em penitenciárias e delegacias brasileiras chegou a 549.577 em 2012. E isso está custando cada vez mais caro à população brasileira, não apenas porque é vítima da violência, como também para sustentar esses auxílios e a própria estrutura carcerária no país...