Na tela da Globo
Todos os candidatos queriam espaço na tela da Globo, mas a maioria desperdiçou a oportunidade proporcionada pela TV Integração, no debate de quinta-feira. Poucos foram os momentos de alguma emoção para o telespectador. Um deles foi protagonizado pelo “new darling” da política, Wagner Júnior, do PTC. Ele apertou o adversário Lerin, do PSD, quando percebeu que ele claudicava sobre o significado de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Júnior usou sua prática como professor universitário para explicar a própria pergunta. Mas nem todos os telespectadores entenderam o cutucão.
Reprise
Wagner Júnior não deu trégua a Lerin durante o debate, nem quando o candidato do PSD reafirmou a conquista de verba de cerca de R$12 milhões junto ao governo Anastasia para construção da terceira torre do Hospital Dr. Hélio Angotti. “Pois é, deputado, o senhor é eficiente em BH e deve permanecer lá”, disparou o “Fusquinha”. Nem assim Lerin perdeu o rebolado.
Pedra 90
Já Fahim Sawan (PSDB) quase foi às lágrimas, diante do “arrocho” que o adversário Edson Santana (PPS) lhe deu, ao questioná-lo sobre contrato firmado entre a Prefeitura de Uberaba e o laboratório do tucano, na época em que ele era secretário municipal de Saúde. Fahim chegou a dizer que já não suporta mais tanta pressão sobre sua vida pessoal.
Pela rede
O Partido dos Trabalhadores disparou e-mails ontem aos correligionários, conclamando a militância a mostrar sua força nestas eleições. O convite pretendia uma forte mobilização nas redes sociais em favor dos candidatos do partido.
Vai prender
Em entrevista à Rádio JM ontem, pela manhã, o promotor eleitoral José Carlos Fernandes Júnior garantiu que não terá dó nem piedade de quem cometer crime eleitoral, principalmente a chamada “boca de urna”. O cidadão será preso e levado à presença de autoridade policial, responderá a processo e poderá ser penalizado, especialmente se for reincidente.
Piau na liderança
Segundo pesquisa do Vox Populi contratada pelo Sinduscon, o candidato Paulo Piau (PMDB) deve receber 35% dos votos válidos neste domingo. Piau continua liderando todas as pesquisas de intenção de votos e deve assegurar presença no segundo turno. Mas quem será o segundo mais votado ainda é uma incógnita. Impossível dizer com segurança se será Adelmo (PT) ou Lerin (PSB), pois os dois aparecem empatados, com 19% dos votos válidos. Pode até haver alguma surpresa de última hora, já que o número de eleitores indecisos continua muito alto. O JM publica a pesquisa completa nesta edição. Já a pesquisa do Veritá (MG 1140/2012), divulgada à noite passada pela Rede Record, deu 37,7% de intenções de voto para Piau, 20,6% para Lerin, 14,5% para Fahim, 13,7% para Adelmo, 11,3% para Wagner Júnior e 2,2% para Edson Santana. O Veritá ouviu 803 eleitores entre os dias 1º e 3 de outubro, com margem de erro de 3,45% para mais ou para menos. É a dança dos números na reta final, confundindo os eleitores...
Especial
Neste domingo o Jornal da Manhã circulará com uma edição especial sobre as eleições, mostrando o perfil dos candidatos a prefeito, local onde funcionarão as seções eleitorais, vereadores e outras várias informações de interesse dos eleitores.
Dia todo
Na Rádio JM, a programação domingo começará às 6h, com o programa Sentinela revelando as primeiras informações do dia das eleições e ronda policial da madrugada. Toda a equipe de repórteres do Grupo JM de Comunicação está mobilizada para levar aos ouvintes da Rádio JM e do Jornal da Manhã as informações em absoluta primeira mão. Fique ligado na AM 730. Será a maior cobertura jornalística de eleições de todos os tempos em Uberaba.
Plural
A tarde na Rádio JM terá JM Esportes e JM Mulher especial, com convidados debatendo eleições e analisando o dia de votação em Uberaba e na região. A partir de 17h, vamos acompanhar passo a passo a apuração dos votos até serem conhecidos os vereadores eleitos e os candidatos que passarão ao segundo turno. Fique ligado na AM 730. Vai valer a pena.
Menino do Rio
No melhor estilo “bateu levou”, a presidente Dilma Rousseff (PT) respondeu em Belo Horizonte às críticas feitas no início da semana pelo senador Aécio Neves de que ela seria uma “estrangeira” na política de Minas Gerais. “Nasci aqui [Belo Horizonte] no hospital São Lucas. Saí daqui para lutar contra a ditadura, e não para ir à praia. Aqui na minha veia corre o sangue de Minas Gerais, por isso sou presidente de todos os brasileiros”, afirmou a presidente durante discurso de 25 minutos, no comício do candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias.
*** com a colaboração da jornalista Daniela Brito.