POR GÊ ALVES – REDATORA INTERINA
Vixe. O vereador Elmar Goulart, presidente da Câmara Municipal, precisa ficar atento para evitar bafão ou escândalo, como queiram. É que, segundo informações seguríssimas, está em tramitação processo de renovação referente a equipamentos que seriam para a TV Câmara. Ocorre que o contrato de origem previa que, quitadas as parcelas, os bens seriam incorporados ao patrimônio da Casa. A quitação já ocorreu. Há inclusive parecer contrário à renovação e vereador que, já alertado, vai recusar apor assinatura no tal aditivo que não teria razão de existir. Alto lá, presidente!!! Seguro morreu de velho.
Prioridade. Candidato a presidente da República pelo PSDB, Aécio Neves deu entrevista exclusiva de 15 minutos e ao vivo ontem à Rádio JM. O neto de Tancredo Neves, que desembarca hoje na cidade, garantiu que o gasoduto é compromisso inadiável para o desenvolvimento, não apenas de Minas Gerais, mas do país.
Marcando pontos. O Grupo JM continua batendo um bolão, não somente com o Jornal da Manhã e sua versão virtual, mas também com a Rádio JM. Claro, trabalho bem feito, com equipe competente e jornalismo levado a sério, só pode mesmo resultar em credibilidade. A Rádio JM tem conseguido exclusivas com todos os candidatos e a audiência não para de crescer.
Velho Chico. A nascente do rio São Francisco secou, isso mesmo, secou. A afirmação foi feita ontem à imprensa pelo diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra, Luiz Arthur Castanheira. Segundo ele, isso nunca havia acontecido. A nascente fica em São Roque de Minas.
Vetor. A equipe de Comunicação da Prefeitura trabalha duro no projeto de divulgação do sistema Vetor/BRT. A mudança deve impactar todo o trânsito no centro da cidade e modificar a vida dos usuários do transporte coletivo. O projeto vem sendo planejado e elaborado há meses concomitante com as obras que avançam no centro.
Bom senso. Em tempos de escassez de água, moradores do bairro Abadia reclamaram de caminhão-pipa da Prefeitura limpando a rua Prudente de Morais no pós-feira. A foto caiu na rede social e causou alvoroço, assim como vídeo de programa de emissora uberlandense tratando do assunto. Da Secretaria de Infraestrutura veio a explicaçã a água é retirada de um lago mantido para esse tipo de trabalho, não é potável e não possui condições mínimas de uso a não ser para a limpeza. Além disso, alega que seria impossível limpar a rua no pós-feira sem a sua utilização, pois os restos de alimentos, em especial peixes, deixaria o bairro literalmente entregue às moscas.
Chuva. Previsão do tempo aponta para início da temporada de chuvas no próximo fim de semana. A nova adutora do rio Claro deve garantir o abastecimento de Uberaba pelos próximos anos, por isso o Codau corre contra o tempo para tentar implantar todo o sistema até 2015. Tomara!
De novo. Toda vez que falta água, volta aquela história do rio Grande. Aliás, teve candidato (derrotado) que na eleição para prefeito chegou a dizer que traria água do rio em 90 dias, o que soou quase como piada. A grande questão, segundo técnico consultado pela coluna, é que a água do rio Grande, que também está sofrendo com a seca, a maior dos últimos 50 anos, é contaminada com metais pesados, portanto, o custo de tratamento é alto, e, além disso, o custo de bombeamento também seria astronômico, inviabilizando o projeto. Não sou técnica, mas não tenho dúvidas de que, independente de qual projeto seja adotado, Uberaba precisa – e urgente – ampliar a capacidade de reservação.
Coragem. Mais de 60 delegados entregam os cargos comissionados ao governo do Amapá em protesto contra a política de desprestígio à Polícia Civil e aos delegados. A categoria cobra do governo promessas de campanha, como autonomia financeira, orçamentária e administrativa. Além disso, os delegados querem destinação de um orçamento respeitoso para a PC do Estado; fortalecimento das prerrogativas dos delegados e paridade salarial com procuradores e defensores. Por lá falta reforço a prerrogativas dos policiais, combustível e até insumos. A situação não parece muito diferente do resto do país, inclusive Minas Gerais.
Qualidade. A gerente de Marketing do Shopping Uberaba, Lucy Jardim, apresentou ontem à tarde a linha de comunicação do empreendimento. As campanhas do Shopping prometem arrasar.
Difícil. Estacionar no centro da cidade está cada dia mais difícil, caro e desconfortável. Se não consegue parar na rua, o motorista não raras vezes enfrenta filas nos espaços pagos. Isto sem falar na falta de critérios para a fixação de preços. É claro que isto reflete no comércio de rua, pois fica mais fácil, barato e até seguro ir ao shopping.
Au-au. Cada um foca sua atuação política onde lhe convém. E, só pra adiantar, gosto de animais, especialmente os cães. Mas, gente, muito sinceramente, chega a dar inveja dos cães quando acompanho a atuação da vereadora Denise Max, defensora árdua e rigorosa da comunidade canina. E olha que cachorro nem vota, hein?!
Demais. Estarrecedor o resumo diário encaminhado pela Polícia Militar à imprensa. É assustador o número de furtos e roubos de veículos e transeuntes. Socorro!
Morno. Nestas eleições o que vimos foi uma campanha amena, sem graça, com eleitor apático. As movimentações parecem acelerar um pouquinho nesta reta final.
A Polícia Federal fechou ontem os estúdios da “Rádio Terra”, que estaria funcionando de forma irregular.
Eu fico por aqui. Lídia Prata volta amanhã.