Fora do páreo
Rádio JM noticiou em absoluta primeira mão, ontem, a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais que indeferiu o pedido de registro da candidatura do ex-prefeito Anderson Adauto. Pouco antes do meio-dia a colega Renata Gomide entrou ao vivo na 2ª edição do JM News e deu a notícia, lembrando que AA ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, muito embora as suas chances de reverter o julgamento sejam bastante remotas. O pedido de registro da candidatura de Anderson foi indeferido à unanimidade: 6X0.
Babá leva bomba
A terça-feira não foi dia de sorte para os políticos de Uberaba. À tarde, o TRE-MG também indeferiu o pedido de registro da candidatura de Babá Carlos (PMN). O motivo do indeferimento foi a falta de prestação de contas em eleição passada e ter deixado de votar em pleito eleitoral pretérito. Interessante observar que, antes mesmo da decisão sobre o registro, Babá Carlos já havia esparramado uma enorme quantidade de cavaletes com propaganda eleitoral pelas ruas da cidade.
Dobradinha feminina
Se o TSE mantiver Anderson Adauto fora das eleições de outubro, o ex-prefeito será substituído pela mulher, Angela Mairink. O pedido de registro da candidatura dela já foi deferido, e oficialmente ela já é candidata a deputada federal pelo PRB, o mesmo partido de AA.
Elas – Luciene Fachineli, candidata a deputada estadual pelo PSL, será companheira de Angela Mairink nessa empreitada eleitoral. É a única dobradinha feminina por Uberaba em 2014.
Time de primeira – O renomado advogado criminalista mineiro Felipe Martins Pinto já está confirmado entre os palestrantes da 8ª edição do Congresso de Direito Processual de Uberaba, que acontecerá nos dias 11 e 12 de setembro, no Centro de Cultura José Maria Barra. O time de convidados é um dos melhores de todos os tempos.
E agora?
No meio do imbróglio e vai e vem de denúncias envolvendo a Guarda Municipal, eis que projeto aprovado pelo Congresso Nacional vai obrigar as prefeituras a mudar as atribuições das Guardas Municipais. Fiscal de trânsito passará a ter carreira exclusiva, ou seja, por lei os atuais GMs não mais poderão exercer essa função. O mesmo vale para os agentes dos estados. Para se ter uma ideia, a Prefeitura de Varginha, no sul de Minas, já se antecipou e encaminhou projeto de lei à Câmara de Vereadores, propondo a criação do cargo de agente de trânsito para atuar no município. Os GMs ficarão encarregados apenas da vigilância e manutenção do patrimônio público. Aqui ainda não se tem notícia de movimentação nesse sentido.
Demanda alta
Levantamento feito pelo Codau revela que o volume de serviços prestados aos consumidores, mensalmente, já bateu a casa dos 2.700, em média. São serviços como reparos em redes de água e esgoto, ligações novas etc. Apesar desse número alto, o presidente Luiz Guaritá Neto chama a atenção para a rapidez com que as demandas estão sendo atendidas pelo Codau, o que ele considera fora de série.
Consumo confirmado
Gerente de relacionamento com clientes da Cemig, Ivan Magela Rodrigues garante que a leitura do medidor de consumo de energia da residência do leitor Celso Provenzano foi conferida e está correta. Houve aumento de consumo no último mês, o que elevou a conta de R$ 12 para quase R$ 400. Semana passada a colega Gê Alves publicou nesta coluna a indignação do leitor com o preço da fatura. Mas a Cemig assegura que o preço é esse mesmo.
Em alta
Ainda segundo explicação de Ivan Magela, projeções realizadas pela Cemig indicam a manutenção do consumo no patamar da última conta, ou seja, acima do consumo histórico registrado pelo cliente Celso. A realização de reforma predial, com uso de máquinas e equipamentos de maior potência (betoneira, serra etc), ou falhas na instalação elétrica interna podem ser causas de aumento do consumo e necessitam ser apuradas pelo cliente, com a ajuda de um eletricista. O conselho vale para outros consumidores também assustados com a conta de luz.
Escuridão
A propósito, é impressionante o desleixo que se vê em Uberaba com relação à iluminação pública. Mesmo com cobrança cara de Cosip, a rua Manoel Brandão tem seis postes de iluminação pública, mas todas as lâmpadas estão queimadas há meses, sem qualquer providência. Com o movimento intenso naquela região graças à construção do Praça Uberaba Shopping, campus da UFTM etc, essa rua tornou-se artéria importante para o trânsito de veículos. Aliás, o escritório da Cemig é lá perto, e nem assim as lâmpadas queimadas são trocadas...
Alô, Posturas!
Vizinhos dos números 325 e 293 da rua José Maria dos Reis apelam à Prefeitura de Uberaba por providências contra a manutenção de cavalo num terreno fechado, principalmente à noite e nos fins de semana. Sujeira e mau cheiro no local estão incomodando a vizinhança, que já cansou de reclamar pelo Fala Cidadão, sem sucesso.
Vai começar
Prepare-se: o horário eleitoral vai começar no dia 19 de agosto!!! Nas emissoras de rádio será levado ao ar das 7 às 7h50 e das 12 às 12h50. Uma chatice que não serve para esclarecer o eleitor sobre propostas de candidatos a deputado, apenas toma horário da programação normal das emissoras.