Reação imediata
Tanto a ABCZ quanto o Sindicato Rural de Uberaba reagiram com indignação à iniciativa do governo Fernando Pimentel que condecorou João Pedro Stédile, líder do Movimento dos Sem Terra, com a Medalha da Inconfidência, a mais importante honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais. Na nota de repúdio distribuída pela ABCZ, o presidente Luiz Cláudio Paranhos assegura que “o setor produtivo não pode ficar calado ao ver tamanha condecoração ser concedida ao chefe de um movimento que tem um histórico de desprezo ao Poder Judiciário e à Legislação do Brasil, fomentando invasões em propriedades rurais, destruindo a produção e confrontando as autoridades públicas federais e estaduais”.
Líder “criminoso”
A nota de repúdio divulgada pelo Sindicato Rural foi mais contundente. Diz o text “os militantes do MST, além de invasores de terras, promovendo a insegurança no campo, também são responsáveis pela destruição de pesquisas de várias empresas do setor agropecuário e de outros segmentos. Premiar com a Medalha da Inconfidência o maior líder deste Movimento, que não possui sequer CNPJ, ou seja, nenhum tipo de formalização jurídica para responder por seus crimes contra a ordem pública, é no mínimo inaceitável. Infelizmente, o Movimento liderado por este cidadão conta com a impunidade e o financiamento do governo sustentado por nossos impostos. As ações do MST, que se camufla de social, mas que na verdade é político-ideológico, são avessas à formalização jurídica e uma agressão à sociedade brasileira que trabalha, gera emprego e renda”.
Outra oportunidade
A condecoração ao colega Jorge Alberto Nabut com a Medalha da Inconfidência será feita em solenidade especial, em Uberaba, em data a ser definida. Sugestão nesse sentido foi feita pelo secretário de Estado da Cultura, Angelo Oswaldo, autor da indicação do nome de Jorge Alberto para receber a insígnia.
Próximo – Dezenas de volumes de projetos técnicos devem ser enviados pela PMU à Caixa para contratação de financiamento da segunda etapa do BRT. Os projetos foram apresentados ao secretário de Planejamento, Marcondes Freitas, na véspera do feriadão de Tiradentes. Antes de seguirem para a Caixa, precisarão, porém, do aval do prefeito Paulo Piau.
Cash – Corre à boca pequena nos bastidores que o imóvel onde funciona o Centro Administrativo da PMU teria sido vendido a um aliado direto de deputado eleito por Uberaba. O jovem comprador, segundo consta, teria pago R$ 20 milhões, cash! A conferir.
Para onde?
O assunto esfriou na mídia, mas nos bastidores anda quentíssimo o jogo de interesses envolvendo a localização do futuro Centro Administrativo. O prefeito Paulo Piau já cansou de dizer que tem intenção de construir um novo prédio para abrigar o gabinete e as diversas secretarias municipais, devolvendo o imóvel da avenida Dom Luiz Santana ao seu proprietário. E isso tem agitado os bastidores, com assédio pesado de interessados em negociar áreas com a Prefeitura. Uma dessas áreas prospectadas fica distante do centro urbano, às margens da BR 050, próxima ao DI-1. Pior endereço impossível para o Centro Administrativo, mas...
Cemiterioduto
“O bicho vai pegar”, se o Ministério Público levar a fundo as investigações sobre as denúncias de pagamento de propina a vereadores para beneficiarem determinado interessado na exploração de cemitério particular em Uberaba. Comentário foi feito no fim de semana por influente liderança política local, garantindo de pés juntos aos seus interlocutores que existe uma gravação de conversa envolvendo a negociação com pelo menos um vereador.
Convite na mão
Por medida de segurança, será necessário apresentar convite para o coquetel de lançamento da JM Magazine logo mais, às 20h, no Romma Hall Center. Buffet Michel assinará o serviço da noite e o repertório musical estará sob o comando do DJ Fabiano. Esta edição marca os 12 anos da JM Magazine e chegará às bancas amanhã, trazendo na capa a universitária de Medicina Aline Curado Machado Borges. Reserve seu exemplar e tenha muito assunto para comentar nas festas da temporada de ExpoZebu!
Às claras
Pessoal da Havan está mesmo com cartaz junto à PMU. Nunca se viu tanta rapidez para atendimento a um pedido de iluminação pública, como no caso da rede varejista conhecida pela réplica da Estátua da Liberdade. O trecho entre o Posto Zote e a Havan já não está mais às escuras. E pensar que tem gente pelejando há mais de um ano para conseguir iluminação na rua...
Suspense
“Tá na hora de você saber a verdade sobre Uberaba”. É o que se lê na fachada envelopada do Cine Teatro Vera Cruz. A jogada de marketing será revelada amanhã, às 8h30.
Saúde
Informação confirmada no fechamento desta coluna dava conta de que a mãe do prefeito Paulo Piau encontra-se hospitalizada em Patos de Minas. Nossas orações por seu pronto restabelecimento.