A noite de hoje é toda da JM Magazine 52, que traz na capa dessa nova edição a linda uberabense Fernanda da Veiga Pimenta, caçula do casal Fernando Pimenta e Silvana
Operação Catilinárias
A terça-feira amanheceu quentíssima no Brasil, com os novos desdobramentos da Operação Lava-Jato. Desta vez, a ação da Polícia Federal, cumprindo mandados do Supremo Tribunal Federal, deu buscas e apreendeu documentos e objetos do poderoso presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, além de dois ministros de Estado (Henrique Alves, ex-presidente da Câmara, e Celso Pansera, ambos do PMDB), um ex-ministro de Minas e Energia (o hoje senador Edison Lobão) e os senadores Fernando Collor (de novo!) e Fernando Bezerra, dentre outros nomes. Essa fase das investigações foi sugestivamente batizada de Catilinárias.
Nome sugestivo
Catilinárias são discursos que o cônsul romano Marco Túlio Cícero proferiu no Senado romano. Neles, Cícero refere-se a Lúcio Catilina, que teria comandado uma revolução para dissolver o Senado e tomar o poder em Roma, em 63 a.C.. Uma das frases mais conhecidas do discurso é a seguinte: “Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência?”. Ao saber da tentativa de golpe, Cícero teria decidido convocar o Senado e teria ficado indignado com a presença de Catilina, acusando-o, então, através do primeiro da série de discursos, que veio a ser conhecida como "Catilinárias". A fala de Cícero teria convencido o Senado de uma possível conspiração de Catilina. Em dezembro, após o quarto discurso de Cícero e já condenado à morte, Catilina recusou-se a entregar-se. Em janeiro de 62 a.C., Catilina foi morto em um campo de batalha.
Carga pesada
Definitivamente essa terça-feira foi um dia de turbulência para Eduardo Cunha. Além de amargar a decisão do Conselho de Ética da Câmara que aprovou o parecer preliminar para dar sequência ao processo de cassação do seu mandato, Cunha sofreu o constrangimento da busca e apreensão da Polícia Federal em seus endereços. A PF levou até o celular pessoal do deputado. Na “batida” à casa oficial do presidente da Câmara, um chaveiro profissional chegou a ser chamado para abrir o cofre. Os novos capítulos dessa operação poderão ser ainda mais eletrizantes, especialmente quando vierem à tona as informações sobre o conteúdo dos documentos apreendidos.
Luz na escuridão – Se o STF joga luz na escuridão dos mais sórdidos bastidores da política brasileira, as ruas de Uberaba não têm a mesma sorte e continuam num breu danado. Que o digam os moradores da rua Ozéias Gomes, aqui perto do JM, com várias lâmpadas queimadas há meses nos postes da via pública. Socorro!
Renovação - O DEM reforça seu time, de olho nas eleições municipais de 2016. Dentre os recém-filiados estão Romeu Borges, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, e o construtor Nicolau Laterza Filho. Se o segundo não tem pretensões político-eleitorais, o mesmo não se pode dizer do primeiro.
Busca de solução
Diante do volume de queixas e do sofrimento dos pacientes do SUS que não conseguem internação hospitalar, o vereador Marcelo Borjão está reunindo informações sobre a possibilidade de ampliar o número de leitos do Hospital Universitário para atender a essa demanda. Esta semana, Borjão enviou ofício à gestora Denise Monteiro, do HU, indagando quantos leitos aquele hospital disponibiliza para o SUS, quantos são utilizados efetivamente, etc.
Fiel da balança
Pasme! Em resposta ao vereador presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Uberaba, Denise Monteiro afirmou que o Mário Palmério Hospital Universitário disponibiliza 98 leitos para o SUS, mas a PMU só utiliza 365 internações, das 580 que poderia utilizar por mês. Ou seja, no moderno e bem equipado HU sobram leitos para pacientes do SUS, enquanto no Hospital de Clínicas da UFTM os pacientes ficam amontoados em corredores, utilizando até mesmo as macas do Samu. Está certo isso?
Férias coletivas
A Fazu estará em férias coletivas entre os dias 24 de dezembro e 10 de janeiro. Os alunos que precisarem realizar a sua transferência para a instituição ou inscrever-se no Vestibular Agendado poderão entrar em contato com a Secretaria Geral da Fazu antes do dia 24 ou a partir do dia 11 de janeiro.
Uberaba em revista
A JM Magazine 52 está ma-ra-vi-lho-sa! Lançamento da revista será hoje no Mercado 153, apenas para anunciantes e parceiros. Amanhã os exemplares já estarão nas bancas. Reserve o seu desde já! Tem muito assunto para render comentários nesse final de ano, inclusive a previsão para o futuro de alguns dos nossos políticos. Não perca!