ALTERNATIVA

Abusos no trânsito pedem medidas mais enérgicas em Uberaba

Lídia Prata
Publicado em 28/01/2020 às 07:28Atualizado em 18/12/2022 às 03:48
Compartilhar

Ricardo Stuckert

Essa foi a foto postada pelo ex-prefeito Anderson Adauto (anfitrião) e replicada pelo ex-presidente Lula (homenageado) em suas redes sociais para registrar o jantar de sexta-feira em BH

Medidas efetivas

Não é de hoje que o trânsito em Uberaba desafia medidas mais enérgicas, tal e qual o prefeito Paulo Piau anunciou esta semana para o enfrentamento da dengue. Placas de estacionamento proibido são frequentemente ignoradas, sobretudo em locais onde o interesse individual prejudica o direito de todos. A descida da rua João Caetano, próximo à esquina com a rua João Pinheiro, é exemplo clássico da falta de respeito dos motoristas apressados para descer à Caixa. Mas não é só. Na rua Jaime Bilharinho a situação se repete quase diariamente, com motoristas que têm a desfaçatez de estacionar veículo bem embaixo da placa desrespeitada. O resultado é o estrangulamento do trânsito, o congestionamento desnecessário, o atraso na vida daqueles que têm o direito de usar a via pública como cidadãos.

Deu BO

São tão absurdos os abusos cometidos por motoristas no trânsito de Uberaba que alguns chegam a parar na delegacia. Foi o caso de uma mulher que estacionou o veículo em frente de uma garagem particular, no sábado. Agentes de trânsito foram acionados pelo proprietário do imóvel e, depois, acionaram o guincho. Porém, antes da chegada do guincho, a motorista voltou, entrou no veículo e o jogou sobre a agente de trânsito que por pouco não foi atingida. Desfech a mulher foi conduzida à delegacia pela Guarda Municipal, mas depois acabou liberada.

Nem aí

Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Wellington Cardoso, estacionar diante de garagens é uma das principais causas de remoção de veículos atualmente em Uberaba. “O desrespeito à sinalização é muito grande. Por isso a fiscalização precisa também da compreensão popular. Um único cidadão consegue atrapalhar a vida de dezenas em determinados momentos” – diz Wellington, coberto de razão.

Solução imediata

Outro item que desafia medidas mais enérgicas por parte dos nossos legisladores refere-se ao tráfego de caminhões-baús gigantes pelo centro da cidade, para carga e descarga de mercadoria. Não faz sentido o transtorno que esses gigantes causam a terceiros, ainda que estejam obviamente prestando serviço ou “em serviço”. Já passou da época de Uberaba permitir apenas o tráfego de veículos de menor porte para transporte de produtos, com a consequente criação de um entreposto ou depósito para transposição das mercadorias dos caminhões maiores que vêm de outras cidades para os veículos menores encarregados da entrega dentro do perímetro urbano.

Basta!

Veja essa: a Secretaria de Defesa Social publicou no Porta-Voz do dia 24 último um aviso de que vai vender ou doar um cavalo e uma égua que foram apreendidos no domingo, dia 19, à noite, na rotatória da avenida Aloísio de Oliveira com avenida Nossa Senhora do Desterro, caso o proprietário dos animais não apareça em três dias para comprovar que os animais são dele. E mais: provando a propriedade dos cavalos, ainda terá de pagar uma multa e taxa de remoção deles. Claro que muita gente vai ter dó do dono dos cavalos, mas certamente ficaria mais consternado quando esses animais viessem a causar a morte de algum parente no trânsito, por estarem soltos na vida pública.

Asfalto novo

Mais um contrato de prestação de serviços de recapeamento asfáltico foi publicado sexta-feira, no jornal oficial do município. O consórcio Copari/Nóbrega Pimenta vai receber R$4,895 milhões pelo recapeamento em ruas de diversos bairros da cidade. A julgar pelo volume de contratos semelhantes publicados nas últimas edições do Porta-Voz, as ruas da cidade vão ficar um verdadeiro tapete.

Na bronca

Fiéis que foram à missa na Catedral Metropolitana na noite de domingo não gostaram nadinha de ser abordados em blitz da Polícia Militar. Com tantos locais mais violentos e perigosos, consideraram infeliz a escolha da praça Rui Barbosa, bem em frente da Câmara e no horário da missa, para a PM parar motoristas.

Causando

Foi parar no Instagram do ex-presidente Lula foto registrando jantar oferecido a ele por seu ex-ministro Anderson Adauto, sexta-feira, em BH. Antes, o próprio anfitrião se encarregou de divulgar a foto em que ainda aparecem outros ex-ministros do governo petista, como Luiz Dulci e Patrus Ananias. Ao jantar compareceu ainda o ex-secretário de Indústria e Comércio de Uberaba Carlos Assis Pereira.

De volta à cena

Depois de mais um período sabático, o ex-prefeito Anderson Adauto voltou a se manifestar em grupos de WhatsApp. No Conexão Uberaba, ele postou um áudio contando sobre o jantar com Lula na sexta-feira e que o ex-presidente está “lúcido”. Adiantou ainda que Lula vai participar das eleições deste ano. Além de fazer apologia dos anos de governo petista, AA disse que “as pessoas que não são manipuladas e raciocinam vão saber entender o momento que o país está vivendo e qual o caminho que devemos seguir. Ou um caminho que busca diminuir as desigualdades ou o caminho do entreguismo, que entrega o país ao capital internacional”. Em outras palavras, AA deixou clara sua esperança de ver Lula de volta ao comando do país. Socorro!

Olho esperto

Câmeras do Olho Vivo começaram a ser espalhadas pela cidade. Técnicos estavam trabalhando na instalação de um desses equipamentos sábado à tarde, na esquina da avenida Alexandre Barbosa com rua Antônio Rios.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por