ALTERNATIVA

Ação de qualificação de jovens

A Petrobras já sinalizou interesse em financiar um ciclo de treinamento em cultura geral a ...

Lídia Prata
Publicado em 25/05/2011 às 10:10Atualizado em 20/12/2022 às 00:08
Compartilhar

Difícil solução

Ainda não se sabe qual o destino que terá o Curtume Midori Atlântica, mas dificilmente a empresa conseguirá evitar o fechamento em Uberaba. Obviamente que não é isso o que todos nós queremos, pelo contrário. Mas a conjuntura internacional se mostra desfavorável à empresa nesse momento e sem perspectivas de reação positiva em curto prazo. Isso porque toda a produção da Midori Atlântica destinava-se à indústria automobilística japonesa, que foi fortemente impactada pelo tsunami, assim como a economia do Japão de modo geral. Além dessa tragédia, o produto fabricado em Uberaba encontra forte concorrência externa, sobretudo da Coreia, que abastece o mercado dos Estados Unidos e Europa, deixando espaço quase nenhum para outras empresas.

Na expectativa

Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico é cauteloso na avaliação da atual situação enfrentada pela Midori Atlântica e torce por uma solução menos traumática para a empresa. Carlos Assis evita comentar o assunto e ainda espera que a direção da empresa opte por paralisar as atividades temporariamente, em vez de encerrar suas atividades.

Recolocação no mercado

Por outro lado, a Midori Atlântica e o Sine têm agenda nesta manhã, para “fichar” os demitidos do curtume, visando à recolocação do pessoal no mercado de trabalho. A sorte é que há demanda por mão-de-obra em Uberaba – avalia o secretário Carlos Assis. Aliás, falta gente e sobra emprego em muitas áreas, como no caso da construção civil.

Escolinha

Atenção, moçada: a Petrobras já sinalizou interesse em financiar uma ação de qualificação de jovens para o mercado de trabalho. A ideia, segundo Carlos Assis, é oferecer um ciclo de treinamento em cultura geral a 500 jovens, que já sairiam de lá com emprego garantido. Uma coisa é certa: esse treinamento será paralelo à escola regular e terá foco principal na área de interesse da Petrobras, claro.

Casa nova

Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção de Minas Gerais, Luiz Cláudio Chaves, desembarca em Uberaba amanhã para o lançamento da pedra fundamental da futura sede da OAB, na avenida Maranhão. Será recebido pela diretoria local, presidida pelo professor Helder Batista, que é o convidado de hoje do programa Conexão JM, pela Rádio JM 730 AM.

Mutirão

Diretora do foro da Comarca de Uberaba, a juíza Régia Ferreira de Lima programa para julho um mutirão para limpar a pauta das ações relacionadas ao seguro Dpvat. Já requisitou o Centro de Lazer da OAB para sediar esse mutirão.

Novela chata

Francamente, já ficou chata essa novela “o direito de sentar” na cadeira de vereador. Ninguém aguenta mais essa lengalenga judicial do “entra Chiquinho, sai Cardoso; entra Cardoso, sai Chiquinho”.

Tempo quente

O tempo fechou, ontem, na UPA São Benedito durante a visita do secretário Valdemar Hial. Ia tudo muito bem, até que um usuário resolveu apresentar suas queixas contra o atendimento na saúde. O secretário não gostou, principalmente porque o queixoso é servidor municipal, lotado justamente no Centro de Zoonoses, subordinado à Saúde.

Já vai tarde!

Leitor da coluna revela que viajou pela Azul, vindo de Brasília a Uberaba, com conexão (imediata, diga-se de passagem) em Campinas. Ficou surpreso com a quantidade de passageiros que embarcaram em Viracopos. Satisfeito com o preço da passagem, com o horário do voo e com a qualidade do serviço, o leitor conclui que “a Pantanal não nos fará falta” quando parar de operar no nosso aeroporto.

Escuridão

Se a Azul agradou ao leitor, a escuridão no aeroporto de Uberaba mereceu observação à administração da Infraero. “O pátio do aeroporto de Uberaba estava extremamente mal-iluminado, quase uma penumbra, inclusive com riscos de quedas e acidentes”, relatou.

Vou de táxi!

A propósito, outro leitor reclama da falta de táxis no aeroporto para atender aos passageiros que desembarcam aqui nos voos de fim de noite, como este da Azul, que chega por volta de meia-noite.

Recredenciamento

O Ministério da Educação confirmou recentemente o recredenciamento dos cursos de graduação da Fazu para os próximos cinco anos, como resultado da nota 4 (numa escala que vai até 5) obtida no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Atualmente, a Fazu oferta seis cursos de graduação e já abriu inscrições para o vestibular de junho. Fique atento!

Convocações

Comissão de Sindicância que apura as denúncias de maus-tratos no Caresami já começou a despachar os primeiros ofícios, convidando jornalistas para colaborar com os trabalhos e pedindo documentos e informações.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por