Sinal de alerta
Não é de hoje que esta coluna vem criticando a postura da Guarda Municipal no apoio às obras do Água Viva. Mas está difícil continuar aceitando essa inércia da GM. Ontem à tarde, fiquei presa no trânsito, perto dos Correios, por quase 20 minutos, com sol a pino. Havia uma fila interminável de carros, que entupia o cruzamento da rua Major Eustáquio até depois do cruzamento com a Rua São Sebastião. O trânsito na Major Eustáquio não fluía e aí começaram as imprudências de motoristas, subindo em calçadas, buzinando, xingando... Não aprovo, mas entendo a ira dos motoristas, porque é mesmo um desaforo ficar engarrafado em Uberaba e ver, na esquina seguinte, guarda municipal em animado bate-papo com amigo. Nem Jó teria paciência com essa Guarda Municipal...
Absurdos em série
O que se vê é uma sucessão de absurdos no trânsito de Uberaba, desde que começaram as obras do Água Viva. Além dos guardas não ajudarem a melhorar o fluxo de tráfego, têm o desplante de ficar parados em local visível, próximos às obras, porém de braços cruzados, ou tagarelando ao celular, ou em bate-papo com uns e outros. Mais parecem fiscais de obras, como diz um amigo, sugerindo que peçam carteirinha do CREA...
Mau exemplo
Enquanto nós, cidadãos, amargamos trânsito engarrafado ou pagamento de estacionamento na área central da cidade, uma viatura da Guarda Municipal parou na Leopoldino de Oliveira e dali se viu o motorista fardado entrar na Caixa para sacar dinheiro. Voltou minutos depois, como se estivesse no seu direito sagrado de parar em local proibido. Por que ele pode?
Puxão de orelhas
Continuo sem entender os motivos pelos quais o prefeito Anderson Adauto não tomou uma atitude enérgica em relação à Guarda Municipal até agora. Justo Anderson, tão exigente com contribuintes para construir muros e passeios, limpar terrenos... Deveria ter a mesma exigência com seus subordinados, para uma prestação de serviços adequada à população. Tem mais: se a GM não está preparada para disciplinar o trânsito, a Prefeitura deve proporcionar um treinamento intensivo, de imediato.
Exceção
Em Uberlândia, Ribeirão Preto e diversas outras cidades, a Guarda Municipal funciona e bem, principalmente nos horários de pico no trânsito, entre 11 e 14h, 17 e 19h. Por que em Uberaba não funciona? Pra ficar nessa inércia, melhor acabar com a Guarda Municipal e economizar o dinheiro gasto com ela.
Na berlinda
Por iniciativa do presidente Luiz Dutra, a Câmara vai realizar audiência pública para discutir o trânsito de Uberaba e a instalação do Conselho Municipal de Trânsito. Será no dia 24 deste mês.
Em alta
Dia dos Pais vai bombar no Shopping Uberaba, que funcionará normalmente no fim de semana. Na segunda-feira estará aberto com as operações de gastronomia e lazer, mas as lojas estarão fechadas.
Bis
Nativa Propaganda venceu mais uma vez a licitação da ABCZ e vai continuar cuidando do plano de comunicação da associação. Seis agências participaram da concorrência, sendo quatro locais e duas de fora.
Perda
Academia de Letras do Triângulo Mineiro está de luto com o falecimento do acadêmico Frei Francisco Maria de Uberaba. Capuchinho que amava esta cidade (tanto que a incorporou no seu nome), ele morava em Belo Horizonte há muitos anos. Frei Francisco foi lembrado com missa, à noite passada, na igreja Santa Teresinha.
Treinamento
Leitora Silvia Batista sugere que a Administração Municipal prepare melhor as telefonistas para prestarem informações corretas às pessoas. Ela conta que perdeu uns 40 minutos tentando obter informação sobre cursos da Feti. A primeira telefonista do Centro Administrativo nada sabia informar, passou para outra pessoa, e daí para uma terceira, uma quarta... e nada!
Desleixo
Leitor que esteve esta semana no Cemitério São João Batista saiu de lá indignado. Funcionários do campo santo cortaram árvores das alamedas internas e deixaram os restos tombados sobre os túmulos. “Estava uma sujeira tremenda”, reclamou o leitor, que também se assustou com a quantidade de veículos circulando internamente no cemitério...
Viva!!!
Empresário José Renato Gomes está rindo à-toa com o sucesso da dupla Relber & Allan, que venceu com 37% dos votos o concurso Garagem do Faustão. Amanhã, a dupla vai subir ao palco do Sertanejo Pop Festival, em São Paulo, ao lado de Fernando & Sorocaba, Maria Cecília & Rodolfo e Victor & Léo. O evento é considerado o maior festival de sertanejo universitário.
Investimentos
Importado dos Estados Unidos, desembarcou ontem em Uberaba o novo CTP (Computer to Plate) adquirido pelo Jornal da Manhã. Nos próximos dias o equipamento começará a ser instalado no Parque Gráfico da Rua Edson Prata. A substituição definitiva dos atuais equipamentos pelo CTP deve acontecer na primeira semana de setembro e proporcionará mais agilidade ao processo de produção do jornal diário, tornando também mais nítidas as imagens impressas no papel.