ALTERNATIVA

Acredite se quiser

Rotatória recreativa na Santos Dumont é alugada pela PMU e proprietário quer imóvel

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 26/09/2015 às 11:01Atualizado em 16/12/2022 às 22:06
Compartilhar

Problema à vista

Uberaba tem peculiaridades que até Deus duvida. É o caso da rotatória da avenida Santos Dumont, perto da Medalha Milagrosa. Acredite se quiser: aquela área é alugada pelo Município. Isso mesm alugada. No entanto, o Município ergueu ali, em gestão passada, uma praça de esportes batizada “Prof. Murilo Pacheco de Menezes”. Pois bem. Os proprietários agora querem retomar o imóvel para erguer um empreendimento próprio no local. A Prefeitura, segundo consta, não foi notificada dessa intenção ainda. Mas é questão de horas. Resta saber qual será a posição do Município e, caso realmente a área seja devolvida aos proprietários, qual solução será dada ao trânsito daquela movimentada região...

Acidentes de trânsito

Quando se trata de acidentes no trânsito urbano em Uberaba, apenas os sábados e domingos registram menos de 600 ocorrências acumuladas no ano. Mas nem por isso podem ser considerados tranquilos em relação aos demais dias da semana. Nos sábados ocorreram 555 acidentes e nos domingos, 470. Os demais dias se equivalem: segundas – 634; terças – 640; quartas – 670; quintas – 686, e sextas – 675. Esses números incluem acidentes com e sem vítimas, numa média assustadora de mais de 540 acidentes por mês, ou cerca de dois acidentes por dia, entre janeiro e agosto. Socorro!

Vilões dos acidentes

Na avaliação da Polícia Militar, as principais causas de acidentes são, pela ordem: falta de atenção (mais da metade), má visibilidade, não manter distância de segurança. E ainda: ultrapassagem forçada, velocidade incompatível, animal na pista, defeito de veículo e uso do celular ao volante.

Água – Depois de enfrentar décadas sendo obrigada a recorrer a caminhões-pipa para abastecer o reservatório, a população de Peirópolis vai finalmente ganhar um poço artesiano. Obra já está sendo executada pelo Codau.

Asfalto – De repente, Peirópolis virou a menina dos olhos do prefeito Paulo Piau. Além do calçamento da área histórica, as outras ruas serão asfaltadas.

Transporte coletivo

Voltando à enquete realizada pelo Cepes/Aciu no começo de setembro, o transporte coletivo local foi avaliado pelos 504 entrevistados maiores de 16 anos, nos diversos bairros da cidade. Para 20,55% dos ouvidos, houve melhora no serviço a partir das mudanças que introduziram o BRT em Uberaba. Em compensação, 30,25% não viram melhora alguma, e outros 49,19% acham que melhorou “mais ou menos”.

Problemas no transporte

Dentre os principais problemas apontados no transporte coletivo de Uberaba, segundo a sondagem Cepes/Aciu, está a demora dos ônibus. O tempo de espera liderou o ranking da insatisfação dos usuários, com 26% das citações, o que significa que o ônibus rápido não está assim tão ligeiro como se esperava. Ônibus lotados (18,74%) e pouca condução à noite (12,65%) foram dois outros dos diversos problemas citados.

Segurança

A consulta Cepes/Aciu abordou outro tema espinhos a segurança pública. No entanto, revelou posição interessante da população, que se dispõe a colaborar para reduzir a criminalidade em Uberaba. Para se ter uma ideia, 30,16% dos entrevistados se dispõem a agir próximo ao local de suas residências, como, por exemplo, participar de grupo de proteção ao seu bairro. Talvez seja hora de o Poder Público criar mecanismos para fomentar a criação desses grupos e orientá-los sobre como agir.

Monitoramento já

Para o presidente da Aciu, Manoel Rodrigues Neto, moradores e comerciantes poderiam unir-se para ampliar a instalação e o monitoramento por câmeras nas ruas dos seus respectivos bairros. Associação de bairro ou os próprios moradores se encarregariam de cuidar desse monitoramento de imagens, com apoio da PM.

O outro lado

Veja como são as coisas: 17,26% dos 504 entrevistados pelo Cepes disseram que não estão dispostos a colaborar com ações de promoção à segurança pública na cidade de Uberaba.

Pessimismo

Pra encerrar, a expectativa dos uberabenses com relação à economia brasileira no ano que vem. A maioria dos entrevistados (39,88%) acha que vai piorar, contra 23,21% que acreditam em alguma melhora. Para outros 32,34%, vai ficar tudo como está.

Vem que tem

Convites para o lançamento da JM Magazine 51 no Catavento Buffet quase se esgotaram no primeiro dia de vendas. Uma das atrações do evento será um desfile das coleções primavera-verão das grifes Tukas Pank, Happy Feet, Jabuti Zuca e Ótica Moderna, para movimentar o mês das crianças. Os convites para o lançamento custam R$50 e estão sendo vendidos apenas no Jornal da Manhã.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por