ALTERNATIVA

Adesão ao Minas Consciente surpreende e rende críticas a perfeita

Lídia Prata
Lídia Prata
lidiaprata@jmonline.com.br
Publicado em 11/02/2022 às 20:40Atualizado em 18/12/2022 às 23:59
Compartilhar

QUE SURPRESA!

A adesão de Uberaba ao programa Minas Consciente pegou todo mundo de surpresa. Ao anunciar sua decisão pelas redes sociais, Elisa foi alvo de uma saraivada de críticas justamente pelos canais que ela mais usa para dar notícias de seu governo. Muitos argumentaram que a prefeita terceirizou as decisões sobre o enfrentamento à pandemia, “porque não deu conta do recado”. Outros argumentaram que a prefeita “lavou as mãos”. Teve ainda quem dissesse que Elisa transferiu as rédeas da situação ao Estado para se livrar das pressões que vinha sofrendo por parte dos empresários e produtores de eventos. Outros comentaram que Elisa até que demorou a tomar essa decisão. Por fim, os comentários enveredaram também pela seara do visível cansaço da prefeita com toda essa situação pandêmica e entregou os pontos. Tenho cá minhas dúvidas sobre os reais motivos que levaram Elisa a aderir ao Minas Consciente, a esta altura da pandemia...

CAVALO DE PAU

O mais estranho nesse episódio da adesão ao Minas Consciente é o fato de a prefeita ter participado de uma reunião com representantes de mais de 30 entidades de classe de Uberaba, na terça-feira, e anunciado para todos que seria publicado um novo decreto no dia seguinte. Esse decreto não apareceu na data por ela marcada. Dois dias depois, porém, Elisa muda de ideia e já transfere para o Estado o controle da gestão da pandemia em Uberaba. Como assim? Mudou de uma hora para outra? Por qual razão? E por qual motivo anunciou aos empresários que editaria um novo decreto, se já pensava em aderir ao Minas Consciente? Estas são perguntas que desafiam respostas convincentes, sob pena de descrédito do governo municipal. Afinal, uma decisão séria como esta certamente não deve ser tomada sem prévia e exaustiva discussão e análise dos prós e dos contras.

DIA CINZENTO

A sexta-feira não foi, definitivamente, um dia de boas notícias para Uberaba. Mais uma vez a cidade assistiu à distância o anúncio de mais um investimento com a chancela do governo Zema em Extrema, no sul de Minas. Desta vez foi o centro de distribuição da empresa norte-americana Brown-Forman, proprietária da marca de uísque Jack Daniel’s. Como se sabe, Extrema está montando uma mega estrutura para se tornar o maior centro logístico de Minas Gerais, e para isso conta com o apoio irrestrito do governo Zema.

VAI DANÇAR

Fontes muitíssimo bem informadas no governo Zema dizem que já foi batido o martelo sobre o destino da nova fábrica da cerveja Heineken em Minas. Será que Uberaba vai dançar, de novo?

QUE CONFUSÃO!!!!

Desde as primeiras horas desta sexta-feira, o que mais se ouviu foi reclamação contra o reparte dos recursos do Fundeb em Uberaba. Professores indignados com o valor recebido, alegando que trabalharam duro durante a pandemia e estavam recebendo menos do que colegas que desempenharam apenas serviços administrativos. Durante todo o dia a Secretaria de Educação foi questionada sobre a forma de cálculo usada para fazer o reparte e o à tarde o Sindicato dos educadores soltou nota protestando contra a falta de transparência do governo municipal sobre a questão. Cá pra nós: tudo isso poderia ser evitado se não se tivesse criado expectativa de valores para os professores, assim como o cálculo tivesse sido explicado em detalhes, previamente, aos beneficiados. Ficou tudo muito obscuro e confuso, gerando toda essa frustração e essa revolta. Uma pena!

CIRO AQUI

Primeiro pré-candidato a Presidente da República a pisar em Uberaba, o pedetista Ciro Gomes desembarcará no aeroporto local por volta das 9h e seguirá diretamente para o Praça Uberaba Shopping. Ali o presidenciável fará palestra sobre o Plano Nacional de Desenvolvimento, tema que, na verdade, é o principal pilar de seu projeto de governo. Até a tarde as vagas para ouvir Ciro eram limitadas. Mas agora, com a adesão de Uberaba ao Minas Consciente, certamente esse limite irá por água abaixo. Afinal, pelo Minas Consciente Uberaba está na onda verde, que tudo permite, inclusive eventos com centenas de pessoas.

NO COLO

PSB de Uberaba está prestes a ganhar de presente a pré-candidatura do ex-prefeito Anderson Adauto a deputado federal. Em entrevista à Rádio JM nesta sexta-feira, Anderson já se posicionou como pré-candidato e disse que o PSB pode ser o seu destino partidário. Tem conversado com a direção nacional do partido e, pelo visto, está tudo praticamente acertado para sua filiação.

FEITO ÁGUA E ÓLEO

Em que pese a proximidade de Anderson com o prefeito de BH, Alexandre Kalil, ele descarta qualquer possibilidade de se filiar ao PSD. Esta semana, o presidente do partido, Gilberto Kassab, deu carta branca a Kalil para comandar o PSD em Minas, o que gerou especulações sobre a filiação de Anderson. Mas AA descartou essa hipótese, argumentando que aqui o PSD tem Marcos Montes e os dois sempre estiveram em lados políticos opostos. Não daria certo a convivência agora.

CHEGA PRA LÁ

A ida de Anderson para o PSB vai torná-lo rapidamente na principal liderança da sigla em Uberaba. Não tenham dúvida disso. E mais: caso sua candidatura se confirme, não haverá espaço para outro candidato pelo mesmo partido, ainda que AA diga o contrário. Em resum a pré-candidatura do empresário Roberto Velludo a federal vai rodar.

DEFINIÇÃO DEMORADA

O MDB, por sua vez, finalmente anunciou seu novo comando em Uberaba. Convenção foi feita no final do ano e até agora estava nesse chove-não-molha para escolher o presidente. Agora está sacramentado o nome do ex-secretário Cláudio Junqueira no comando da sigla, tendo por vice o conhecido líder afro Sinfrônio.

SEM ARESTAS

Um dos primeiros desafios de Cláudio Junqueira enquanto presidente do diretório municipal do MDB será aparar as arestas internas e curar as feridas abertas na campanha eleitoral de 2020. Ajustar o espaço do vereador Fernando Mendes no partido, por exemplo, será um tremendo desafio. Desde que o vereador aceitou o convite para ser o líder da prefeita na Câmara, sem consultar o partido, Fernando Mendes vem sendo olhado torto pelos companheiros. O vereador Jammal é outro que até hoje não engoliu ter sido preterido para encabeçar chapa majoritária própria em 2020. Por essas e outras, Cláudio Junqueira vai precisar de muita saliva e jogo de cintura para reunir os emedebistas novamente e apaziguar o partido.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por