ALTERNATIVA

Adesão das prefeituras mineiras ao protesto não passou de 68% no Estado

Lídia Prata
Publicado em 25/08/2015 às 09:42Atualizado em 16/12/2022 às 22:37
Compartilhar

Lideranças industriais de Uberaba, capitaneadas pelo presidente da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, Nagib Facury, receberam visita do deputado federal Marcos Montes. Além do angustiante cenário político e econômico nacional, o grupo discutiu as eleições de 2016

 Dia de protesto

A adesão ao protesto das prefeituras mineiras não passou de 68% no Estado. Maior participação veio justamente das pequenas cidades, seguramente as que estão sofrendo mais dificuldades financeiras, já que dependem exclusivamente dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios. Dentre as cidades com mais de 100 mil habitantes, aderiram ao movimento Uberaba, Juiz de Fora, Itabira, Barbacena, Itajubá, Divinópolis e Ituiutaba.

Avaliação positiva

Presidente da Amvale e prefeito de Conceição das Alagoas, Celson Pires avaliou como positiva a participação dos municípios da região ao movimento de protesto. “Eles (governantes) vão entender as angústias que nossos municípios estão passando”, ressaltou. Celson Pires esteve na Rádio JM na manhã de ontem, reforçando que o movimento defende o aumento no percentual de 15% de todo bolo da arrecadação que é destinado aos municípios. A maioria dos municípios menores não tem dinheiro sequer para pagar os servidores.

Pé de guerra

A bronca dos lojistas do centro da cidade contra o BRT na Leopoldino de Oliveira deve render um novo capítulo. Um grupo numeroso de empresários ali instalados já contratou escritório de advocacia para ingressar com ação judicial, alegando que o sistema de ônibus rápido trouxe inúmeros prejuízos ao comércio central e vai pedir indenização por perdas e danos e lucros cessantes.

Acerto – Prefeitura de Uberaba pagou finalmente os direitos trabalhistas dos profissionais de Saúde que atuavam nas UPAs e foram demitidos em dezembro, quando a Pró-Saúde assumiu a gestão das unidades. Os demitidos esperaram oito meses para receber o que lhes era de direito. Vá a iniciativa privada demorar tanto tempo para fazer acerto com empregados demitidos...

Cortes – Esse governo do PT é uma piada. Ontem o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou o corte de 10 ministérios para enxugar os gastos, mas não sabia quais seriam cortados. Como assim? Esse corte não foi previamente estudado e decidido? Basta falar que vai cortar ministérios e esperar as palmas da plateia? Francamente.

Dois pesos

Tenho ouvido várias pessoas se gabando de terem doado para o “Criança Esperança”, da Rede Globo, e fico horrorizada. Como é que alguém pode fazer doação para um programa sem sequer saber onde o dinheiro será investido? Você já ouviu falar que esse “Criança Esperança” adotou Oasis, Apae ou outra entidade filantrópica carente de Uberaba? Por que os uberabenses não doam para nossas instituições, em vez de se comoverem com projetos distantes de nós, só porque chancelados por programa de televisão? Hospital Hélio Angotti anda numa pindaíba danada, mas continua atendendo doentes pobres com câncer, daqui e da região. Precisa muito de doações. O Sanatório Espírita é outro ultracarente. E o que dizer da Apae, que vive na penúria, dependendo da ajuda popular, porque o governo nunca supre as necessidades dos mais de 400 portadores de deficiência assistidos pela instituição? Vamos acordar, pessoal! Vamos ajudar os nossos, primeiro.

Cartão Saúde

Uberaba deverá ser a primeira cidade de Minas a implantar o Cartão Vida Saudável, da Caixa de Assistência do Advogado (Nova CAA/MG). Anúncio foi feito ontem pelo presidente da entidade, Sérgio Murilo Braga, ao participar de solenidade de entrega de carteiras a novos advogados e estagiários na OAB/Uberaba. Esse cartão funcionará como uma espécie de cartão de débito, possibilitando aos advogados e seus familiares fazerem consultas médicas com pagamento direto na conta dos médicos conveniados, ao preço da tabela de planos de saúde.

Tudo pronto

Dentro de 60 dias a nova sede da OAB/Uberaba deverá estar totalmente mobiliada e equipada. O auditório será o primeiro a ficar pronto, segundo cálculos do presidente Sérgio Murilo Braga, da CAA/MG. Mudança da sede da Lauro Borges para o majestoso prédio na avenida Maranhão deve ocorrer até novembro, no mais tardar. Aliás, Sérgio Murilo sugeriu ao presidente Vicente Flávio que coloque a casa da Lauro Borges para locação, em vez de vendê-la, como se pensou inicialmente. O aluguel ajudaria a bancar as despesas de manutenção do prédio novo. Vicente Flávio aprovou na hora a sugestão!

Visita

Deputado Marcos Montes foi recebido esta semana pelo presidente da Fiemg Regional Vale do Rio Grande, Nagib Facury, e presidentes dos sindicatos das indústrias de Uberaba e região. Na pauta, os projetos das indústrias da região que tramitam na Câmara Federal. A agenda também envolveu longa conversa sobre o atual momento político e econômico que o país está vivendo. Mas a sucessão municipal também não ficou de fora. Aliás, um dos itens discutidos pelo grupo foi a possibilidade de ser trabalhado um nome do segmento empresarial industrial para disputar a Prefeitura de Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por