Vai mal...
Deu no “Estado de Minas” desta quinta-feira a seguinte informaçã “A ideia do vereador João Pezão (PRB), de Muzambinho, era render uma homenagem ao deputado federal Aelton Freitas (PR-MG). Ele indicou o parlamentar para receber a honraria máxima do Legislativo muzambinhense, o título de Cidadão Honorário, a ser celebrado no próximo dia 30. Porém, a fama do deputado – flagrado em um vídeo exibido no fim de julho num programa de TV ensinando correligionários a comprar votos e desestabilizar a candidatura adversária com boatos – assustou os colegas de Pezão, que barraram o título”.
Saia justa
“Ficou complicado. Depois daquela turbulência toda [o vídeo] ficou meio difícil”, tenta explicar o presidente da Câmara de Muzambinho, Cléber de Oliveira Marcondes (PRB). Após a indicação, o nome do deputado Aelton Freitas foi submetido à Comissão de Honrarias, formada por cinco vereadores, e foi barrado, num placar de 3x2. “A indicação colocou a Câmara em uma saia justa e deu muita polêmica”, afirma Marcondes.
“Burrice”
João Pezão lamentou essa confusão toda em torno da homenagem a Aelton, mas, quando questionado sobre a avaliação pessoal do episódio envolvendo as “aulas” de compra de voto, o vereador não poupou o parlamentar: “Achei que ele foi um tremendo burro”. Porém, tenta diminuir o efeit “Aquilo que passou lá [no vídeo] o pessoal sempre usa. Esquadrão da fofoca e comprar voto é comum” (sic!!!). E sapecou, arrematando que perdoa o deputado. Promete que fará campanha para Aelton no próximo pleito. “Se ele tiver um voto na próxima eleição aqui em Muzambinho será o meu”, garante.
Parada dura – De todos os pré-candidatos às eleições proporcionais de 2014 na região de Uberaba, certamente a do deputado federal Aelton Freitas será a mais difícil. O episódio da compra de votos e disseminação de mentiras sobre adversários não vai ser perdoado pelo eleitor com a mesma facilidade com que o faz o vereador de Muzambinho. Mas, em matéria de política e eleições, tudo pode acontecer...
Homenagens – Os 104 anos do 4º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais serão comemorados hoje à noite, com solenidade de premiação a militares destaques e colaboradores da corporação. Na manhã desta quinta-feira o comandante Ademir esteve na Rádio JM e considerou que Uberaba ainda é uma cidade privilegiada no contexto nacional de segurança pública, se confrontada com outras cidades brasileiras.
É o cara
A iniciativa de implantar em Sacramento a “Casa Dia do Idoso Mona Scalon”, num projeto 100% municipal, garantiu ao prefeito Bruno Cordeiro prêmio nacional no qual foram destacados 30 chefes de Executivo do País: “Prêmio JK – os 30 melhores prefeitos do Brasil”. A ousadia e inovação da medida, inédita na região, agora são também consideradas modelo para o país.
Casa Dia do Idoso funciona num espaço amplo, onde são oferecidos acompanhamentos médico, psicológico e social aos idosos, além de atividades de lazer e alimentação balanceada. Ali os idosos passam o dia, possibilitando que seus familiares trabalhem e retornem no fim da tarde para buscá-los. Ideia simples, porém funcional. O prêmio JK foi entregue ao prefeito Bruno Cordeiro durante o 10º congresso nacional de prefeitos.
Desafio
Homens e máquinas da Prefeitura voltaram a rasgar a rua Antônio Rios, entre as avenidas da Saudade e Alexandre Barbosa. Canalização do Codau voltou a “estourar”, mesmo depois da primeira intervenção. Agora a PMU pretende instalar uma caixa de passagem maior para absorver as águas das bocas de lobo das duas avenidas e, assim, acabar com aquela água parada que há anos escorre junto ao meio-fio na avenida da Saudade.
Bambambã - Professor Celso Boin estará na Fazu segunda-feira, como convidado especial de mesa-redonda sobre manejo e nutrição animal, com participação de alunos e professores. Evento terá início às 14h. Professor Boin atuou por vários anos como docente no curso de Zootecnia da Esalq/USP e é um dos mais requisitados consultores na área de confinamento na atualidade.
Invasões
Em Uberlândia as invasões de imóveis públicos tomaram proporções gigantescas nos últimos tempos. E a “moda” se alastra por Uberaba, onde estão vindo à tona os problemas criados por ciganos, que andaram vendendo terrenos alheios. Tanto o Poder Público quanto o Judiciário precisam agir rápido e brecar essa onda de invasões, restabelecendo a paz e garantindo o direito de propriedade. É preciso mostrar para esses espertinhos que Uberaba não é “terra de ninguém” e aqui as leis são cumpridas.
Ação
Prefeito Paulo Piau assegurou à coluna nesta quinta-feira que não vai contemporizar com invasores, sejam eles ciganos ou não. O Município inclusive já tomou medidas judiciais para retomar área pública que foi invadida. É assim que tem de ser.