Tribunal implacável
Pelas redes sociais, o deputado federal Aelton Freitas tem sofrido verdadeiro massacre. Tudo por conta de sua posição (ou falta dela) sobre o eventual impeachment da presidente Dilma Rousseff. Aelton ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto, o que tem lhe rendido uma infinidade de críticas pelo facebook. Embora figure como suplente do PR na comissão que analisa o pedido de impeachment na Câmara Federal, é certo que se o processo chegar ao plenário ele terá de externar sua posição. Vale lembrar que o voto será aberto. E o “tribunal” popular formado por eleitores é sempre implacável contra os políticos que não escolhem um lado das questões polêmicas como esta.
Números de Minas
De Minas Gerais, 53 deputados federais e três senadores envolvidos no julgamento do impeachment no Congresso tiveram votos na nossa região na última eleição. De Uberaba, são quatro federais, sendo Adelmo Carneiro (PT) o único declaradamente a favor de Dilma. Porém, no mesmo bloco dos contrários ao impeachment estão outros parlamentares conhecidos dos eleitores uberabenses, como Silas Brasileiro (PMDB). Na outra ponta, Marcos Montes (PSD) e Caio Narcio (PSDB) votam a favor do impeachment. Por sua vez, Aelton Freitas (PR) continua em cima do muro, ao lado de outros parlamentares “indecisos” conhecidos dos eleitores uberabenses, como tenente Lúcio e Mário Heringer, que sempre vêm garimpar votos em Uberaba.
Confusões em série
Mais um capítulo inusitado marcou essa segunda-feira na novela “Lula vai ou não vai ser ministro, continua investigado por Sérgio Moro ou pelo STF”. O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, declarou-se “suspeito” e repassou um pedido da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de outros seis advogados para suspender a decisão do ministro Gilmar Mendes, que na sexta-feira barrou a nomeação do petista para o cargo de ministro da Casa Civil. Nesta segunda, mais cedo, Fachin havia sido sorteado para relatar o habeas corpus protocolado pelos advogados de Lula no fim de semana.
Isenção – Um julgador pode se declarar “suspeito” quando é amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes ou de seus procuradores. No caso do pedido da defesa de Lula, o ministro Fachin justificou a suspeição argumentando ser amigo íntimo de “um dos ilustres patronos subscritores da medida”. O ministro é padrinho da filha de um dos advogados que assinam o pedido de habeas corpus, mas não informou qual deles.
Coragem – Não resta dúvida de que foi um ato de extrema coragem do ex-prefeito Anderson Adauto distribuir nota à imprensa em defesa do ex-presidente Lula, num momento em que o petista enfrenta queda na sua popularidade e enorme desgaste político nos desdobramentos da Operação Lava Jato. A nota foi publicada na edição de domingo do JM e logo teve repercussão.
Reflexos nas eleições
Diante desse quadro extremamente conturbado na política brasileira, não é possível prever o que vai (e se vai) acontecer com as eleições municipais de outubro. Um detalhe, porém, já é tido como cert os reflexos da Lava Jato serão sentidos fortemente. Por um lado, o temor dos políticos em relação ao Ministério Público, e de outro, a limitação legal às doações para campanhas. Se realmente tivermos eleições municipais, as campanhas serão paupérrimas. Pode apostar.
Nome próprio
Em que pese a incontestável respeitabilidade creditada ao vereador Ripposati decorrente de sua atuação firme e equilibrada na Câmara Municipal, sua pré-candidatura a prefeito não foi recebida como sendo “definitiva”. Nos bastidores, o comentário geral dá conta de que o PSD fez o lançamento do nome de Ripposati de olho numa eventual dobradinha com o PMDB de Paulo Piau. A conferir.
Força-tarefa
Vice-governador Antônio Andrade desembarca hoje em Uberaba para a reunião com gestores dos municípios vizinhos, na qual vão discutir as ações de combate ao Aedes aegypti e as estratégias de prevenção às doenças transmitidas por esse mosquito. De quebra, o vice-governador deve falar sobre o PMDB, já que preside o partido em Minas. Assunto não vai faltar...
Data marcada
Presidente Ilcea Borba Marquez confirma a inauguração da nova sede da Academia de Letras do Triângulo Mineiro para o dia 31 deste mês, quinta-feira, às 20 horas. Depois de anos de lutas, a ALTM terá finalmente uma casa decente para suas atividades.
Para pensar
Ancelmo Gois, sensacional: “Com Obama fazendo História em Cuba, a piada do ano já tem forte concorrente. É assim: no dia seguinte ao rompimento das relações dos EUA com Cuba, em janeiro de 1961, Che Guevara perguntou a Fidel: ‘E quando você acha que as relações serão reatadas?’ Fidel respondeu: ‘Quando os EUA elegerem um presidente negro e a Igreja Católica um argentino, como você, para Papa.’”