ALTERNATIVA

Aeroporto internacional de cargas Intervales pode não decolar tão cedo

Lídia Prata
Publicado em 01/07/2021 às 21:30Atualizado em 18/12/2022 às 15:04
Compartilhar

AGORA VAI

Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, voltou de BH empolgado com o futuro da Zona de Processamento de Exportação. Depois que o perfil do empreendimento foi adaptado para suspender a obrigatoriedade de exportações de 80% da produção das empresas instaladas na ZPE, o secretário acredita que melhorou muito a perspectiva de atração de empresas. Mas, ele adverte que nem toda empresa poderá se instalar na ZPE. Somente aquelas com produção voltada tanto para o mercado interno, quanto para exportações  Para dar uma ideia, com a mudança de perfil, a ZPE passa a ser um misto de distrito industrial com zona franca de Manaus.

TUDO ALINHADO

Ainda de acordo com Rui Ramos, as obras de terraplanagem na área da ZPE já estão sendo executadas pela Prefeitura, assim como terá início, em alguns dias, a pavimentação do trecho da avenida Antônio Carlos Rodrigues da Cunha até o futuro pórtico de acesso à ZPE. Próximo passo será concluir a licitação para as obras da primeira etapa da implantação. Embora o pedido de prorrogação do prazo para essa primeira etapa não tenha sido atendido, o secretário garante que está tudo alinhado com o Ministério da Economia e não há risco de retrocesso no projeto da ZPE de Uberaba. 

FORA DO RADAR

Se a ZPE empolga o governo Elisa, o mesmo não se pode dizer em relação ao projeto do aeroporto internacional de cargas e passageiros, o Intervales. Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quinta-feira, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico deixou claro que para atrair interesse de investidores estrangeiros é preciso haver demanda, ou seja, ter carga para ser transportada. Frisou que o aeroporto internacional de Confins, por exemplo, opera com prejuízo e vem sendo bancado pela concessionária, pois, quando muito, transporta carga uma vez por semana.

SOB SIGILO

Questionado sobre contatos com grupos internacionais que teriam manifestado interesse no projeto Intervales, na gestão Paulo Piau, o secretário Rui Ramos evitou detalhar tratativas feitas pelo governo Elisa tanto com aqueles investidores dos Emirados Árabes, quanto com outros. Mas disse que se houver interesse, vai correr atrás para viabilizar o investimento aqui. 

PENSAR GRANDE

Talvez o ideal seja o Município correr atrás dos investidores desde já para tentar viabilizar o Intervales, ainda que com adaptações à nova realidade. Afinal, em breve teremos uma Zona de Processamento de Exportações em operação. Nosso Porto Seco, por sua vez, registra movimento de comércio exterior bem superior ao de Uberlândia. Quem passa pela avenida Nonô Prata percebe o volume extraordinário de veículos no pátio da EADI, e filas intermináveis de caminhões à espera do desembaraço de mercadorias para transporte até outros municípios. Sem contar os produtos do agronegócio, daqui e de Estados vizinhos, como Goiás, potenciais exportadores. E, por outro lado, não se pode perder de vista, também, o bom trânsito do deputado Aelton Freitas no Ministério da Infraestrutura, que seria de grande valia para destravar eventuais pendências e colocar asas para fazer o Intervales decolar. Ainda que a ideia de um aeroporto internacional de cargas e passageiros no Cinquentão possa parecer utopia hoje, Uberaba não pode perder a oportunidade de começar agora e se antecipar ao futuro.

LOUCO OU VISIONÁRIO?

Só para ilustrar, vale lembrar que o então candidato a prefeito João Pedro de Souza foi considerado louco quando defendeu a captação de água no Rio Grande para abastecer Uberaba. Isso foi lá nos idos de 1970/80. Na época, ele foi motivo de chacota na cidade, o que o levou ao suicídio. Hoje, trazer água do Rio Grande voltou à tona, inclusive com defensores graduados, como o vice-prefeito Moacyr Lopes. Não podemos cometer o mesmo erro de avaliação, agora, com o Intervales.

COBRANDO A FATURA

Em suas andanças por Brasília, a prefeita Elisa não deixou por menos. “Cobrou a fatura” dos deputados paraquedistas que levaram votos em Uberaba nas últimas eleições. Percorreu os gabinetes do uberlandense Welinton Prado, André Janones, Lincoln Portela e Zé Vitor, pedindo a liberação de emendas impositivas para a saúde em Uberaba, tanto atenção básica, quanto média e alta complexidade. Pediu nada menos do que R$ 1 milhão em recursos, ainda este ano. O objetivo, segundo Elisa, é possibilitar condições adequadas de infraestrutura e recursos materiais destinados à saúde pública. Pois é: tiveram votos aqui, agora terão de dar a contrapartida. O primeiro passo foi dado pela prefeita, indicando o que Uberaba precisa e espera deles, ainda em 2021. 

MAIS POR MAIS

Aliás, o deputado André Janones teoricamente teria obrigação de contribuir com uma quota maior, já que obteve mais de 11 mil votos nas eleições passadas. Como bem pontuou o vereador Cabo Diego Fabiano, esses deputados receberam 13.742 votos em Uberaba, o que representou 7,47% dos votos válidos nas eleições passadas.

PASSO CERTO

Ao visitar os deputados federais que tiveram votos de eleitores uberabenses, a prefeita Elisa tomou uma atitude inédita na política local e há muito desejada: ela “desceu do caminhão” e abriu diálogo com todas as forças políticas, independentemente dos partidos aos quais seus interlocutores estão filiados e das suas preferências pessoais. Colocou os interesses de Uberaba acima de quaisquer outros, como, aliás, se espera de um político eleito para representar a comunidade. Essa postura adotada por Elisa foi um passo importantíssimo para o futuro político de Uberaba e pode ser um divisor de águas entre o “velho” e o “novo” estilo de fazer política.  Nesse ponto, ela acertou em cheio!

ATENÇÃO!

Presidente da Codau, José Waldir de Souza Filho, se apressa em reforçar que o Refis da Codau será encaminhado à Câmara junto com o Refis da Prefeitura. Bastou a divulgação do Refis no programa O Pingo do Jota e noticiado nesta coluna para registrar corrida de consumidores à Codau, à procura do parcelamento. Mas, calma: ainda não está sequer aprovado pelo Legislativo, ainda.  Na proposta do Refis do Codau existe somente a previsão de parcelamento da dívida em até 36 vezes e perdão de 100% dos encargos da dívida para quem pagar à vista. O desconto será escalonado até a faixa de 70%, dependendo do número de parcelas que o consumidor escolher. Mas, atençã este REFIS não prevê redução de tarifa para que os consumidores inadimplentes deixem esta condição de devedores,  mesmo porque isso implicaria em renúncia de receita, proibida pela Lei de Responsabilidade Fiscal. 

TARIFA MAIS BARATA

Em matéria de redução de tarifa para diminuir a inadimplência da Codau, que hoje gira em torno de 15%, José Waldir reforça que esta é uma decisão atrelada ao plano tarifário da Companhia, que poderia ser estudada. Mas, o tema não tem relação com o REFIS, já que tarifa é uma decisão de governo, com base em análises econômico-financeiras e apresentada para o Comitê Municipal de Regulação Técnica dos Serviços de Saneamento Básico (Comsab), conforme prevê a legislação. Portanto, é melhor que os consumidores esperem mais um pouquinho por essas decisões. Por enquanto, estão apenas em fase de estudo.

TOP

Assessor especial do ministro Paulo Guedes, o ex-presidente nacional do Sebrae Guilherme Afif Domingos é o convidado especial para a reunião online da diretoria da ACIU nesta segunda-feira, dia 5, a partir de 19h30. Presidente Anderson Cadima tem uma programação de altíssimo nível nos encontros virtuais da diretoria, incluindo deputados, secretários de Estado e diversas personalidades da vida política e econômica do país. A live com Guilherme Afif, na segunda-feira, certamente será uma das mais concorridas da temporada, em especial pela proximidade do convidado com o todo-poderoso gestor da economia brasileira. O encontro, no entanto, será restrito à diretoria da ACIU. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por