Todos por um
Em vez de “queda de braço”, mãos dadas. É o que a diretoria da Aciu pretende com o projeto “Diálogo Político”. A ideia é estabelecer uma pauta de prioridades para o trabalho conjunto com nossos representantes em Brasília e BH, de modo que Uberaba seja a grande favorecida. Com isso, na reunião da diretoria plena na segunda-feira, dia 7, o presidente José Peixoto colocará o assunto em discussão, inclusive definindo uma espécie de regra de conduta para o encontro (sem confronto) com os parlamentares. O primeiro a participar da série Diálogo Político será Aelton Freitas, no dia 21/8.
Aproximação, sem agressão
A iniciativa da Aciu vem em boa hora. Aliás, Uberlândia faz isso há mais tempo, com políticos e lideranças setoriais “descendo do caminhão” no dia seguinte às eleições para trabalharem em sintonia pelos interesses do município vizinho. Aqui, ao contrário, temos a terrível mania de “guardar mágoa”, “amargar rancor” e alimentar os ranços deixados pela disputa eleitoral. É uma pena! Aciu quer mudar essa situação e buscar uma aproximação com nossos representantes, sem agressão, sem cobrança, mas com objetivos claros e bem definidos de trabalho em conjunto.
Pitacos imediatos
Entre os muitos itens que poderão compor a pauta de prioridades a serem discutidas com os deputados nas assembleias da Aciu, certamente não poderão ficar de fora assuntos como a manutenção da Ceasa em Uberaba. Não faz sentido fechar a nossa Central de Abastecimento para concentrar as vendas numa Regional em Uberlândia. Da mesma forma, dificilmente escapará da lista de prioridades imediatas a ligação aérea de Uberaba a São Paulo, por Viracopos. Essa história da Azul de mudar os voos todos para Confins não atende aos interesses dos uberabenses e nos deixa ainda mais ilhados no transporte aéreo.
Por que não? – Por falar em voos, lideranças locais articulam a inclusão de uma escala no nosso aeroporto para o voo entre Brasília e Ribeirão Preto, via Passaredo. A companhia aérea foi adquirida recentemente pela Viação Itapemirim. Vamos começar a rezar para que dê certo!
Alerta geral – A situação é extremamente preocupante: o governo federal espera alcançar pelo menos R$2 bilhões com a venda em leilão do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, prevista para o ano que vem. Porém, para chegar a esse valor, o governo cogita incluir no pacote outros aeroportos considerados deficitários, entre os quais Uberaba, Uberlândia, além da Pampulha (BH), Vitória (ES), Macaé (RJ) e Carlos Prates (MG).
Alerta máximo
Mais importante do que lutar pela inclusão de Uberaba nas rotas aéreas é evitar, nesse momento, que Uberaba e Uberlândia sejam incluídas no mesmo pacote para venda em bloco dos dois aeroportos na mesma região do Triângulo Mineiro. Segundo a revista Exame, o modelo de venda ainda está sendo estudado e analisado pelas equipes técnicas, mas a venda do Santos Dumont está decidida e faz parte de um processo de futura extinção da estatal Infraero. É de se indagar, porém, por que colocar Uberaba e Uberlândia no mesmo pacote de venda do aeroporto carioca, em vez de colocar um deles no bloco de venda do aeroporto Santos Dumont e outro no aeroporto de Congonhas (SP), por exemplo, que também foi devolvido pela concessionária.
Morte anunciada
Se Uberaba e Uberlândia forem de fato incluídos no pacote de venda do aeroporto Santos Dumont, o mais provável é que nosso aeroporto morra de vez... Alô, prefeito! Alô, deputados federais!!! Essa questão é de tal forma urgente que nem dá para esperar o Diálogo Político da Aciu.
Inchaço
Aos poucos, os cargos comissionados vão se multiplicando na PMU. Já são cinco ex-vereadores ocupando esses cargos, embora derrotados nas eleições do ano passado. O último foi Edmilson Doidão. E a economia para os cofres do município, onde fica???
Reeleição
Presidente José Peixoto não fala em reeleição, mas seus companheiros de diretoria andam insistindo com ele para buscar o segundo mandato. Afinal, depois de sanear as finanças da Aciu, nada mais justo do que aproveitar o próximo biênio para fazer a entidade avançar em várias direções. Vale lembrar que a eleição na Associação Comercial deve acontecer em novembro, mas ainda não tem data definida, nem candidatos cogitados para assumir a presidência.
Como pode?
O governo de Minas Gerais anunciou o novo calendário de pagamento dos salários dos servidores públicos estaduais para agosto e setembro. Pasme! As datas de pagamento em agosto sã 11, 23 e 30. Em setembro os servidores receberão nos dias 13, 21 e 27. Já pensou se a iniciativa privada seguisse o mesmo esquema? Já estaria multada pelo Ministério do Trabalho, ou respondendo a montanhas e montanhas de ações na Justiça trabalhista...
Esse é o novo modelo de abrigo de ônibus bolado pela Seplan para ser usado no centro da cidade, no projeto de revitalização urbana. Os tons são de azul Tiffany e prevê painéis de propaganda nas laterais para bancar os custos de manutenção. Além disso, o design dos bancos foi pensado também para conforto dos usuários cadeirantes